Livro: O humano a caminho de um centro mais profundo | Editora Dialética * clique na imagem

Livro: O humano a caminho de um centro mais profundo | Editora Dialética  * clique na imagem
@integraravida.sorayacdf

Série Encontros Sobre Temas Junguianos - ALMAS DO PURGATÓRIO - SÃO MIGUEL - SUAS BALANÇAS


                                                                   CONVITE #2
Caros amigos,
           
Seguem a programação da Série Encontros Sobre Temas Junguianos e o convite para participarem da palestra de Março 2016.

Tema: Almas do Purgatório – São Miguel – Suas balanças

            Desde o Egito Antigo, vimos registrando nossa parentagem com os deuses através da intuição de que há algo imortal em nós, que nos anima e que não perece com nossa morte física – a alma. Mas, justamente por nos habitar e, portanto, compartilhar de nossa vida mundana, nossa alma, no seu trajeto em direção ao aconchego divino após a aniquilação da matéria, necessita antes ser sopesada e eventualmente purificada até que se encontre digna de tal reencontro.
            A tradição católica recapitula a pesagem do coração (sítio da alma) contra a pena da verdade (pena da avestruz) através da iconografia de São Miguel e sua balança que, de forma análoga, reitera a crença numa vida eterna que não pode prescindir da purificação da alma.
            A tradição alquímica também se utiliza de tal iconografia ao enfatizar a necessidade da libertação do espírito aprisionado na matéria através do fogo do artífice.
            Neste encontro será apresentada  a trajetória histórica da iconografia e do culto ao Arcanjo Miguel e das Almas do Purgatório, enfatizando o barroco luso-brasileiro, especialmente ao acervo produzido pelas irmandades leigas nas Minas Gerais.

Objetivos:
1)    Discutir o culto às almas do purgatório
2)    Apresentar a iconografia relativa ao culto às almas do purgatório
3)    Conhecer o papel de São Miguel neste culto
4)    Comentar a especificidade do Barroco na construção desta iconografia


Palestrante:
Profa. Dra. Adalgisa Arantes Campos
Professora titular do Departamento de História da UFMG; pesquisadora que se dedica ao estudo do Barroco luso-brasileiro, dos artífices e artistas no período colonial, da iconografia cristã e ritos católicos, do mecenato confrarial e do ideário da morte, com  produção bibliográfica restrita a tal temática.

Data:  09 Março 2016 (4a feira)
Local: Rua Pernambuco 593
Horário: Início às 19:30
Número de vagas:  20
Custo: 20 reais


Em função do número restrito de vagas, solicita-se que os interessados confirmem sua participação através do contato via correio eletrônico com Inácio Cunha (seminariojunguiano@gmail.com ou inacutex@gmail.com )

Postagens mais visitadas