Livro: O humano a caminho de um centro mais profundo | Editora Dialética * clique na imagem

Livro: O humano a caminho de um centro mais profundo | Editora Dialética  * clique na imagem
@integraravida.sorayacdf

JUNG | O desenvolvimento psicológico moderno | Portas do submundo psíquico abertas

Marque um encontro com sua Criança Interior.
ME COLORE NOVAMENTE...
Com as cores da autenticidade, da ética, da justiça, 
da solidariedade, da ORDEM E PROGRESSO. SCDF


"O desenvolvimento psicológico moderno leva-nos a uma compreensão melhor daquilo de que o homem realmente se compõe. Primeiro, os deuses  de poder e beleza sobrenaturais viviam nos cumes nevados dos montes ou nas profundezas das cavernas, dos bosques e dos mares. Mais tarde, fundiram-se num só Deus, que logo se fez homem. Mas em nossa época parece que até o próprio Deus-Homem desce de seu trono, para se diluir no homem comum. É por esse motivo talvez que seu lugar se encontra vazio. E por isso também o homem moderno sofre de uma hybris da consciência, que se aproxima de um estado patológico."  

                                       JUNG, Aspectos do drama contemporâneo.


"Nossa época demonstrou o que significa quando as portas do submundo psíquico são abertas. Aconteceram coisas cuja monstruosidade não poderia ser imaginada pela inocência idílica da primeira década de nosso século. O mundo foi revirado por elas e encontra-se, desde então, num estado de esquizofrenia. Não só a grande e civilizada Alemanha cuspiu seu primitivismo assustador, mas também a Rússia foi por ele comandada, e a África está em chamas. Não admira que o mundo ocidental se sinta constrangido, pois não sabe o quanto está implicado no submundo revolucionário e o que perdeu com a destruição do numinoso. Perdeu seus valores espirituais normais em proporções desconhecidas e muito perigosas. Sua tradição moral e espiritual foi ao diabo e deixou atrás de si uma desorientação e dissociação universais."  

                      JUNG, Ab-reação, análise dos sonhos e transferência.
É necessário que o humano: "[...] cumpra seu dever em relação à vida e, em todos os sentidos, manifeste sua vitalidade como membro ativo da sociedade humana." JUNG

Postagens mais visitadas