Livro: O humano a caminho de um centro mais profundo | Editora Dialética * clique na imagem

Livro: O humano a caminho de um centro mais profundo | Editora Dialética  * clique na imagem
@integraravida.sorayacdf

AJB | ARQUÉTIPOS: exposição das fotografias de Sonia Lyra - XXIV Congresso Nacional da Associação Junguiana do Brasil 2017

Convite

O XXIV Congresso da Associação Junguiana do Brasil terá a Exposição de Fotografias Arquétipos, da fotógrafa Sonia Lyra. A abertura da Exposição será no dia 24.08, às 21h00, no Foyer Brasil, do Mabu Thermas Grand Resort.

A visitação da exposição será de 25 a 27 de agosto.

Sobre a Exposição:

ARQUÉTIPOS, 

A exposição ARQUÉTIPOS que será realizada, de 24 a 27 de agosto, no ambiente do XXIV Congresso Nacional da Associação Junguiana do Brasil, no Mabu Thermas Grand Resort terá 19 fotos das inúmeras já realizadas, que representam determinados mitos, contos, visões e sagas, tais como Lilith, Eros, Narciso e Psiquê; Pierrot e Colombina; Afrodite e Sucubo. São impressas em fine art com todo um tratamento museológico e já esteve exposta no Museu da Fotografia – Cidade de Curitiba, no Centro de Artes e Criatividade em Guarapuava\PR e no Centro de Eventos Vitória, em Videira, terra natal da artista.
A mostra tem curadoria do experiente fotógrafo, jornalista e produtor cultural Alberto Melo Viana, que junto com Sonia, teve um enorme trabalho na edição das fotos que estarão expostas entre milhares já realizadas. Para Viana “a fotógrafa se apaixona pela fotografia como se apaixona por alguém e seu trabalho é carregado de magia, sedução, paixão, vida e felicidade, desejo, esperança, fé e crença, e, por fim, uma imensa vontade de poder que está sempre presente no âmago do ser humano.”
Segundo o fotógrafo e historiador Pedro Karp Vasquez, que escreve uma apresentação na exposição e no catálogo, “assim como os pintores pré-Rafaelitas procuravam ser “sinceros e fiéis à obra de Deus”, Sonia Lyra também utiliza a criação artística como símbolo, buscando desvelar o mistério e a alma secreta das coisas para remeter o espectador a uma dimensão além do visível. Um território situado para lá do chamado mundo real: o território eterno o imutável dos arquétipos, a um só tempo nossa verdadeira terra natal e nossa destinação final.”





Sobre a Sonia Lyra

Doutora em Ciências da Religião / PUCSP/ tese Nicolau de Cusa: Visão de Deus e Teoria do Conhecimento, com Bolsas da CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé). Mestre em Filosofia / PUCPR/ dissertação: Jung leitor de Nietzsche: acerca da morte de Deus (Orientador Prof. Dr. Antonio Edmilson Paschoal). Analista Junguiana formada pelo Instituto Junguiano de São Paulo, Associação Junguiana do Brasil e International Association for Analytical Psychology de Zürich/ monografia: O monge como arquétipo universal (Orientador Prof. Dr. Glauco Ulson). Graduada em Psicologia pela PUCPR; PESQUISADORA em IMAGINAÇÃO ATIVA. Presidente do ICHTHYS Instituto de Psicologia Analítica. www.ichthysinstituto.com.br; Diretora de Ensino do IJPR (Instituto Junguiano do Paraná). Diretora do Departamento de Imaginação Ativa da AJB (Associação Junguiana do Brasil). FOTÓGRAFA pós Graduada em FOTOGRAFIA IMAGEM E MOVIMENTO. Autora de diversos livros.



Postagens mais visitadas