Coordenação: Prof. Ms. Reginaldo José Hurta
“O itinerário existencial e acadêmico de Edith
Stein/Teresa Benedita da Cruz nos apresenta uma trajetória de busca pelo conhecimento
da estrutura e formação humana a caminho de um Centro mais Profundo, sempre
conciliando o dinamismo do mundo externo no acolhimento de sua interioridade
como tentativa de se chegar à verdade almejada”. (FERREIRA, 2020, p.60). Nossa
autora, nasceu em território prussiano, na cidade de Breslau, hoje Wroclaw, no
dia 12 de outubro de 1891, data em que é comemorada pela tradição judaica a
festa Yom Kippur — dia do grande perdão. Na adolescência passa pelo Ateísmo, entra para Filosofia como estudante do pensamento de Edmund Husserl, se converte ao Catolicismo e opta por entrar no Carmelo Descalço para viver como monja carmelita. Recebe influências dos seus mestres Teresa de Jesus e João da Cruz. Nos deixa em seus escritos mais maduros Ser finito e ser eterno e Ciência da Cruz nuances do seu vivido voltado para tudo que era "santificante".
PROPOSTA
Apresentar e discutir reflexivamente conteúdos autobiográficos e biográficos do itinerário de Edith Stein/Teresa Benedita da Cruz. Aprimorando o entendimento sobre a linguagem simbólica e a mística vivida pelos seus mestres Teresa de Jesus e João da Cruz vamos buscar compreender as interfaces e os desafios contemporâneos que envolvem o tema: formação e espiritualidade.
OBJETIVOS
Proporcionar aos participantes uma compreensão autobiográfica e biográfica dos fenômenos formativos vividos por Edith Stein/Teresa Benedita da Cruz. Analisar os elementos que culminam no ápice do desenvolvimento espiritual, conforme a linguagem mística dos seus mestres Teresa de Jesus e São João da Cruz.
MOTIVAÇÃO
Uma vez que a humanidade demonstra estar priorizando conduzir a vida para fora do seu centro mais profundo, e as respostas só podem ser encontradas de dentro para fora, vivemos um momento de retomada da importância da interioridade, para que possamos voltar a refletir sobre o como viver, para que viver e como inovar a vida. Dessa forma, esperamos que os escritos espirituais e místicos de Edith Stein/Teresa Benedita da Cruz nos auxilie no ato do saber cuidar de si e do universo.
PROFESSORA
Dra. Soraya Cristina Dias Ferreira
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0574945245609185
Possui Licenciatura em Psicologia pela Universidade FUMEC (2001), Graduação em Psicologia pela Universidade FUMEC (2002), Especialização em Psicologia Junguiana pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003-2004). Psicóloga, Professora e Palestrante no Instituto Superior Pedagógico Público de Nuestra Señora de Chota no Peru (2005). Participação na formação de Analista Junguiana pelo Instituto C. G. Jung MG/ICGJMG, filiado à Associação Junguiana do Brasil/AJB e à International Association for Analytical Psychology/IAAP (2006-2010). Mestrado em Ciências da religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011) e Doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2020). Atualmente pesquisa: Edith Stein e o Círculo de Gotinga pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e Pluralismo Religioso, Diálogo e Linguagem pela PUC Minas. Participa do Grupo de Pesquisa interdisciplinar "Mística e Estética", cadastrado pelo CNPq - Projeto "A arte como expressão do discursivamente inexprimível: um diálogo entre Nise da Silveira e Susanne Langer" pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE. É membro da Comissão de Psicologia, Espiritualidade, Laicidade, Religião e Outras Tradições (CLEROT) no Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-04). Atua nos seguintes temas: Psicologia Profunda, Saúde Mental, Psicologia e Religião, Edith Stein, Espiritualidade e Mística. Tem experiência na área de Psicologia Clínica com ênfase em Psicologia Analítica Junguiana. Autora do livro Freud & Jung: do complexo de Édipo à alma naturalmente religiosa
INSCRIÇÃO
Escreva aqui o seu email para receber as novidades de nosso blog