Cadernos Junguianos nº 11 e Book Kindle - clique na imagem

ANPEPP - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia | GT AION - Interdisciplinaridades da Pesquisa em Psicologia Analítica no Brasil - https://www.cadastro.anpepp.org.br/grupotrabalho/view?ID_GRUPO_TRABALHO=100 | www.gt-aion.com.br

 


GT 80 | AION - Interdisciplinaridades da Pesquisa em Psicologia Analítica no Brasil (GT Aion)

Resumo de apresentação

O GT AION - Interdisciplinaridades da Pesquisa em Psicologia Analítica no Brasil busca compreender e descrever aspectos culturais da “alma brasileira”, para contribuir com um entendimento e ressignificação em prol da cidadania, frente o cenário colonizador que a descaracteriza. Carl Gustav Jung, numa carta publicada em Psychoanalytic Review, Nova Iorque, I, 1 (outubro de 1913), ratifica o aspecto interdisciplinar na contribuição do conhecimento psicológico. Historiadores, arqueólogos, mitólogos, filósofos, teólogos, pedagogos, conhecedores das culturas tradicionais e biólogos, são mencionados na referida carta. No Brasil, em 1933, o antropólogo Arthur Ramos, no seu livro “Freud, Adler, Jung...: Ensaios de psicanálise ortodoxa e herética”; em 1940, a médica psiquiatra Nise da Silveira, e, em 1974, o embaixador José Osvaldo de Meira Penna, no seu livro “Em Berço Esplêndido: ensaios de psicologia coletiva brasileira”, utilizam o campo epistemológico teórico e prático da psicologia analítica e, assim, o GT AION almeja prosseguir.

Objetivos

(a) Investir na potencialidade da psicologia analítica para retomar e ressignificar narrativas heroicas, que integram jornadas presentes na cultura brasileira. (b) Promover inserções sociais com atividades de pesquisas científicas e/ou extensão universitária, na área da saúde, educação e cultura, em prol da cidadania regional ou nacional. (c) Organizar de forma cooperativa em âmbito nacional, eventos e produtos frutos de investigação conjunta (artigos, livros e/ou capítulos de livros). (d) Promover o aprofundamento da Psicologia Analítica a partir da realização de uma Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia Analítica na UNIFOR (2020), e da 2ª Edição na Faculdade INESP (São Paulo). (e) Planejar conjuntamente com os integrantes do GT AION, alocados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, o Mestrado Interinstitucional em Psicologia Analítica.

Histórico

A origem do Grupo de Trabalho Aion - Interdisciplinaridades da Pesquisa em Psicologia Analítica no Brasil, caracteriza uma interação de professores investigadores da psicologia analítica que estabelecem diálogo com as ciências humanas e sociais e as ciências naturais e exatas, para aprimorar a compreensão e intervenção do comportamento humano individual e/ou coletivo. É um diálogo para respaldar o entendimento e utilização de conceitos da psicologia analítica de Carl Gustav Jung (1875-1961). O GT Aion reúne professores e investigadores das seguintes Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil: Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Centro Universitário Pitágoras-Fateci; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Universidade Federal de Uberlândia; Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e, em Portugal do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA).
A dinâmica regional da sociedade brasileira há muito permite estabelecer um diálogo entre Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, a partir da psicologia analítica. No entanto, ainda não havia a condição de um grupo de profissionais alocado em Programas de Pós-Graduação em Psicologia, trabalhar e dialogar a partir dos referenciais da psicologia analítica no contexto interdisciplinar brasileiro e, ao mesmo tempo, realizar uma retroalimentação em prol da sociedade.
Atualmente observamos que é de reconhecimento geral a admissão de que o empenho de Nise da Silveira, em meados da década de 1940, ao assumir o setor de Terapêutica Ocupacional e Reabilitação no Hospital Pedro II no Rio de Janeiro, é marco fundante da pesquisa em Psicologia Analítica no Brasil em sua interface com a arte e não apenas. Nise encontrou nessa abordagem, ainda em gênese, um suporte, uma ferramenta, que lhe auxiliou a abrir horizontes de cuidado em saúde mental frente à tradicional psiquiatria manicomial que vigia num pretenso cuidado com tais pacientes. Assim como, nas ciências humanas e sociais, outros estudiosos da cultura brasileira também reconheceram a potencialidade da Psicologia Analítica: Arthur Ramos (antropologia), Gilberto Freyre (ciências sociais), José Osvaldo de Meira Penna (diplomacia), Junito Brandão (mitologia), Leonardo Boff (teologia) e Milton Santos (geografia), entre outros.
Neste cenário, os membros do Grupo de Trabalho: Interdisciplinaridades da Pesquisa em Psicologia Analítica no Brasil (GT Aion) buscam investir na colaboração da inserção social dos respectivos programas, a partir de parcerias em projetos de investigação; participação conjunta em bancas de mestrado e doutorado; organização de seminários, fóruns e congressos; reuniões científicas; pesquisas; publicações de artigos, livros e capítulos de livros sobre a psicologia analítica, visando aprofundamento, produção de conhecimento e ações diversas na área de enfoque.
Então, para corroborar com a perspectiva do GT Aion, em 7 de junho de 2019, na Câmara dos Deputados, o professor Claudio Lorenzo, diretor do sindicato dos professores da UNB ― evento disponível no YouTube ―, defende o compromisso de uma IES com o povo e a natureza do brasileiro; com os problemas próprios de nosso país; de nosso convívio, em detrimento de uma pauta governamental ultraconservadora. O professor, com muita propriedade, cita Paulo Freire, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Nise da Silveira, dentre muitos outros importantes defensores dos problemas brasileiros como problemas que clamam por respostas e que, por isso, requerem compromisso.

Componentes do GT AION: Docentes de Pós-Graduação em Psicologia:

ANA LUISA TEIXEIRA DE MENEZES (UNISC / Sul)
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora do departamento de psicologia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e no Mestrado Profissional em Psicologia da UNISC. Vice-líder do grupo de pesquisa no CNPQ PEABIRU: educação ameríndia e interculturalidade (UFRGS/UNISC). Coordena o projeto de pesquisa Aprendizagens interculturais com os Guarani: produção de conhecimentos ameríndios para a educação das infâncias (CNPq/Universal) e o projeto Aprendizagens interculturais com os Guarani na Educação Básica (FAPERGS/Gaúcho).

CELIA VECTORE (UFU / Sudeste)
Professora Titular junto ao Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Possui graduação em Psicologia, Nutrição e Pedagogia. Mestre e Doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem pós-doutorados pela Università degli Studi di Ferrara (Itália) e pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem especialização em Orientação Vocacional, Fitoterapia e Acupuntura. Atua na pós-graduação do IPUFU, onde orienta pesquisas com temas acerca da aprendizagem mediada, desenvolvimento infantil, brincar, hábitos alimentares e estresse na infância. Tem experiência na coordenação de cursos de pós-graduação lato sensu, elaboração de cursos stricto sensu e na coordenação e criação de laboratórios de ensino e pesquisa. Líder do grupo de pesquisa Psicologia infantil e Práticas integrativas e complementares na infância (CNPq).

FILIPE DE MENEZES JESUÍNO (FATECI-PITÁGORAS e AION-UNIFOR / Nordeste)
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2004), mestrado em Psicologia (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Atua como psicólogo clínico e supervisor de psicoterapia. Docente da Faculdade Pitágoras. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Analítica, Psicologia Clínica, Literatura e Psicologia da Cultura. É professor colaborador do “Grupo AION - Estudos sobre Arte, Cultura e Símbolo” do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR.

JEFFERSON OLIVATTO DA SILVA (UNICENTRO / Sul)
Graduação em Psicologia - Bach. e Formação de Psicólogo (UNESP/Assis - 2000), graduação em Filosofia Licenciatura (USC-Bauru - 1999), Mestrado em Educação (UNESP/Marília Filho - 2003) e Doutorado em Ciências Sociais (UNESP/Marília -2012). Realizou estágio Pós-Doutorado em História (UFPR 2013-2014) sobre Saúde na África e o comportamento social e Pós-doutorado em Educação (UFPR - 2017-2018) sobre processos educativos universitários e aprendizagem comunitária negra.Docente da Universidade Estadual de Londrina, atuando na Graduação, Dept. Psicologia Social e Institucional, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICENTRO. Pesquisa sobre estudos étnico-raciais, com ênfase em Psicologia Social e Comunitária e Antropologia Educacional, com os temas: comunidades tradicionais negras e indígenas, saúde e aprendizagem; aprendizagem no ensino superior; sofrimento psíquico e racismo. Membro da Comissão Universidade para os Índios da UEL - CUIA/UEL; membro coordenação colegiada da Área de Saúde da População Negra (ABPN). Membro Colaborador da Comissão Temática Étnico-Racial (Conselho Regional de Psicologia, Paraná) e ULAPSI-GT Psicologia e Povos Indígenas e da Articulação Nacional de Psicológos/as Negros/as e Pesquisadores/as (ANPSINEP).

JOSÉ CLERTON DE OLIVEIRA MARTINS (UNIFOR / Nordeste) - Vice-Coordenador do GT AION
Doutor e Mestre em Psicologia pela Universitat de Barcelona/UB (Catalunya/Espanha). Pós-doutorado (CAPES) em Ócio e Desenvolvimento Humano realizado na Universidad de Deusto/UD (País Basco/Espanha). Pós-doutorado em Estudos Culturais realizado na Universidade de Aveiro (Portugal). Possui Formação em Dinâmica Energética do Psiquismo (IPCDEP-SP) e Psicologia Integrativa (CDH). É especialista em Gestão de RRHH (Universidade Federal do Ceará), Gestão do Marketing (Universidade Estadual do Ceará) e Cultura Tradicional Popular (IFCE). Professor Visitante (2012/2013) do Doutorado em Estudos Culturais das Universidades de Aveiro e do Minho (Foundation Calouste Gulbenkian/Portugal) onde desenvolveu o Núcleo de Estudos em Cultura e Ócio (NECO). Dirige o OTIUM/Grupo de Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, onde é Professor Titular. Bolsista do Programa de Produtividade em Pesquisa do CNPq/Brasil. Investiga sobre o Tempo Livre, o Ócio e o Lazer nas Culturas Contemporâneas em perspectivas subjetivas e sociais. E, ainda o Simbólico e Cultura Imaterial nos processos de Desenvolvimento Humano sob perspectivas da Psicologia Analítica e Antropológica. É Sócio-fundador da Asociación Iberoamericana de Estudios de Ocio/OTIUM e da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer/ANPEL.

NILTON SOUSA DA SILVA (UFRRJ / Sudeste) - Coordenador do GT AION
Possui Doutorado em Psicologia (UFRJ, 2002); Pós-Doutorado em Serviço Social (PUC-Rio, 2010); Mestrado em Filosofia (UERJ, 1997); Formação em Psicologia (UGF, 1987); Licenciatura em Psicologia (UGF, 1986) e Bacharelado em Psicologia (UGF, 1986). Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Departamento de Psicologia. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da UFRRJ. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, da Universidade Agostinho Neto (UAN), Angola. Coordenador do Laboratório de Psicologia e Informações Afro-Descendentes (LAPSIAFRO) da UFRRJ. Supervisor Clínico de Base Junguiana no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UFRRJ. Afiliado à ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as). Autor dos livros O Mito em Ernst Cassirer e Carl Gustav Jung: uma compreensão do Ser do Humano (Litteris Editora) e Subjetividade, Ciência Moderna e Psicologia Junguiana (Editora EdUR). Psicoterapeuta Junguiano com experiência na área da Saúde Clínica, Social e Educacional. Realiza pesquisas científicas com foco na Subjetividade e no Comportamento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Junguiana, Integridade Social, Exercício das Leis 10.639 e 12.711, e Filosofia da Ciência e Sociedade.

VICTOR AMORIM RODRIGUES (ISPA / Portugal e AION-PPGPSI-UFRRJ)
Licenciatura em Medicina, 1987, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Realizou estágio de formação em Clínica de Perturbações da Personalidade no Mount Sinai Hospital e Personality Disorders Institute em Nova Iorque em 1993. Obteve o Grau de Especialista em Psiquiatria (Ordem dos Médicos/Ministério da Saúde) em 1994 com a classificação de 19 valores. Foi Presidente da Direcção da Associação para a Recuperação e Reinserção Social de Toxicodependentes (estatuto de IPSS) de 1997 a 1999. Terminou o Mestrado em Filosofia em 1998, com a classificação de Muito Bom, pela Universidade Católica Portuguesa. Concluiu Pós-graduação em Psiquiatria e Psicologia Forenses em 1999 pelo então Instituto de Medicina Legal de Lisboa. Obteve o Grau de Consultor em Psiquiatria (Ordem dos Médicos/ Ministério da Saúde) em 2000. Experiencia (tempo parcial) de psiquiatria prisional desde 1996 e de psiquiatria forense desde 1999 como consultor privado e como perito dos Tribunais (áreas de trabalho, cível e penal). Membro Fundador e Supervisor da Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial tem também formação em Psicoterapia Psicodinamica e Sistémica. Membro da Sociedade de Psicoterapia Existencial e Psicomaeutica do Rio de Janeiro. É docente do ISPA desde 1991 e colaborador regular do Departamento de Formação Permanente do ISPA-IU. Coordena duas acções de formação, em Clínica das Perturbações da Personalidade (10 edições) e Criminologia Clínica (6 edições). Obteve o Diploma de Estudos Avançados em Psicologia (DEA) na Universidade de Extremadura em Espanha (2010) e acabou a sua Tese de Doutoramento em Psicologia na mesma Universidade (2014) com a classificação Sobressaliente Cum Laude. Actua nas áreas da psicologia, psicopatologia e psicoterapias fenomenológicas e existenciais. Os actuais interesses de investigação são na área das perturbações da personalidade e psicopatologia criminal. Atualmente é Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da UFRRJ e membro do GT Aion.

WALTER FONSECA BOECHAT (AJB / NUBEA-UFRJ / AION-UNISC / Sudeste)
Possui graduação em Escola Médica do Rio de Janeiro pela Universidade Gama Filho (1973), Diplomado pelo C. G. Jung Institut Zurich - Universitat Zurich (1979) e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Membro do Executive Committee (Diretoria) da International Association for Analytical Psychology (Zurique, Suíça) no período de 2007 a 2013. Atua como pesquisador no NUBEA - Núcleo de Bioética e Ética Aplicada - da UFRJ. Professor visitante no Programa de Pós-Graduação da UNISC, 6 a 18, novembro de 2019. É membro-fundador da Associação Junguiana do Brasil. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Arquetípico da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: símbolos arquetípicos, inconsciente e imagem, interações entre indivíduo e cultura; inconsciente cultural, complexos culturais. Totalidade corpo-mente. o corpo na clínica psicanalítica junguiana.

Componentes do GT AION: Doutorandos, Pós-Doutorandos e Docentes de Pós Stricto Sensu:

CACIO JOSÉ FERREIRA (UFAM / Norte)
Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e doutor em Literatura (UnB). Possui Graduação em Língua e Literatura Portuguesa e Japonesa pela Universidade de Brasília (2005), Especialização em Linguística Aplicada (2008), Mestrado em Literatura - UnB - (2010). Participou do Programa Japanese ? Language for Specialists, da Fundação Japão, em Osaka ? Japão (2014 -2015) e presidiu a Associação Brasileira de Estudos Japoneses - ABEJ (2014 - 2016). Foi do Coordenador de Letras - Língua e Literatura Japonesa ? UFAM (2015-2016), Diretor da Faculdade de Letras (2020-2021). Atualmente, Coordenador do curso de Letras ? Língua e Literatura Portuguesa do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica ? PARFOR, Coordenador pedagógico geral na Ufam da Rede ANDIFES IsF, Vice-Coordenador do curso de Letras ? Língua e Literatura Japonesa. É líder do grupo de pesquisa CNPq Estudos de haicai: lirismo, haicaístas e campo literário. Colabora com a pesquisa As representações dos japoneses e nipo-brasileiros na Literatura Brasileira (Linha de Pesquisa - Culturas em contato: Inserção e decodificação), coordenação da Dra. Shirlei Lica Ichisato Hashimoto (Universidade de São Paulo). Atua principalmente nas seguintes linhas: literatura comparada, língua e literatura japonesa, literatura brasileira, tradução, representação literária, fábulas.

CLAUDIA ELIZABETE DA COSTA MORAES MONDINI (UFMS / Centro-Oeste)
Graduada em Psicologia pela UFMS (2008, mestrado em Educação pela mesma instituição (2011), pós-graduada em Educação Especial pela UCDB, com TCC na área das altas habilidades/superdotação. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Unigran com pesquisa sobre altas habilidades/superdotação em adolescentes em conflito com a lei. Título de Especialista em Psicologia Escolar e Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia, Pós-graduada em Neuropsicologia pela UNIARA. É professora Assistente do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus do Pantanal. Fundou e coordena o Coletivo Feminista Classista Heleieth Saffioti, é presidente do Instituto de Educação e Desenvolvimento Humano Flor de Lótus. Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Clínica, Psicopedagogia Clínica. Estuda temas referentes a gênero, questões raciais e antirracismo, Educação Inclusiva, mundo do trabalho, ato infracional, sistema prisional, medidas de segurança e manicômios judiciários, resiliência e Psicologia Analítica. Cursa Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

DANIEL DE PINHO BARREIROS (UFRJ / Sudeste)
Professor Associado de História Econômica da UFRJ. Professor de História do Sistema Interestatal do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional da UFRJ. Pesquisador do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada da UFRJ. Membro da Associação Nacional de História (ANPUH). Membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED). Membro da International Big History Association (IBHA).

JOÃO BERNARDES DA ROCHA FILHO (PUC-RS / Sul)
Especialista em Psicologia Analítica (Faculdade Unyleya/DF, em andamento). Licenciado em Matemática (Claretiano Centro Universitário/SP, 2018). Bacharel em Filosofia (Universidade do Sul de Santa Catarina/SC, 2015). Pós-Doutor em Enseñanza de las Ciencias (Facultad de Educación/Pontificia Universidad Católica de Chile, 2012). Especialista em Psicossomática (Faculdade de Ciências da Saúde/SP, 2002). Doutor em Engenharia, Metrologia e Instrumentação (Laboratório de Metrologia e Automatização - Labmetro/UFSC, 1999). Mestre em Educação (Faculdade de Educação/Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1994). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (Faculdade de Educação/Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1991). Atua como professor titular em dedicação exclusiva da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEducem) da mesma instituição. Autor do livro “Física e Psicologia: aproximando Jung e a Física”, pela Editora EDIPUCRS.

JOSÉ JORGE DE MORAES ZACHARIAS (AJB-IAAP / Sudeste)
Psicólogo graduado pela FMU (1982), Mestre em Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento e Personalidade pela USP (1989), Doutor em Psicologia Social pela USP (1994), Especialista em Psicoterapia Junguiana pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (1995), membro analista didata da Associação Junguiana do Brasil AJB/IAAP, foi presidente da AJB na gestão 2017-2019, foi docente nas universidades: PUCMG, UniSãoJudas, Unipaulistana, FMU, UniABC, dentre outras. Atua como docente em cursos de pós-graduação Lato Sensu na UNIP, USCS dentre outras. Orientou em 2019 dois trabalhos de TCC em pós-graduação: A vocação na adolescência (Felipe Guerra) e O retorno do mito no movimento Taki Onkoy (Sandra Morales), ambos na UNIP. É autor do Teste de Avaliação Tipológica – QUATI e obras sobre tipologia e religiosidade de matriz africana e psicologia analítica. Desde 2004 é um dos editores dos Cadernos Junguianos, revista científica da AJB.

MARIA CLAUDIA DA SILVA VATER DA COSTA FIORI (UFRJ / Sudeste)
Pesquisadora do Grupo de Pesquisas do CNPq/UFRJ: O Poder Global e a Geopolítica do Capitalismo. Desde 2006, trabalha no programa de pesquisa sobre Desenvolvimento e Saúde Internacional. Desde 2008, participa do projeto de pesquisa em Ética em Pesquisa, do PPGBIOS/UFRJ; e em 2012, começou a trabalhar no projeto de pesquisa Sistema Interestatal, Finanças e Saúde Internacional, dentro do GP Poder Global e Geopolítica do Capitalismo. Trabalha na área de avaliação de tecnologia em Tuberculose junto ao Centro de Pesquisa de Tuberculose (CPT)/FM/UFRJ. Fazendo formação analítica no Instituto Junguiano do Rio de Janeiro, filiado à International Association for Analytical Psychology.

MARCELO RAPHAEL ROCHA BICHARA (UFRJ / Sudeste)
Doutorando bolsista CAPES pelo Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (UFRJ), onde ingressou em 2017. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com pesquisa na linha da psicologia analítica desenvolvida por C. G. Jung (concluído em 2015). Possui graduação em cinema pela Universidade Estácio de Sá (2008) e formação profissional em edição de vídeo pelo Senac (2009). Atua como cineasta, documentarista, editor de vídeos e professor de cinema. Atualmente exerce a função de Coordenador da Ênfase "Culturas e Sociedade" da Pós-graduação lato sensu em Psicologia Junguiana da Universidade Santa Úrsula (desde 2018), onde atua como professor convidado, sem vínculo empregatício.

RICARDO DE QUEIRÓS BATISTA RIBEIRO (AMAN / Sudeste)
Possui doutorado e mestrado acadêmico em Psicologia, na perspectiva da Psicologia Junguiana, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), graduação Bacharelado em Psicologia (formação de Psicólogo) pela Universidade Veiga de Almeida (2014) e a graduação Bacharelado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (2002). Cursando especialização em Psicologia Analítica (Faculdade Unyleya / RJ). Possui, também, especialização lato sensu em Psicopedagogia com ênfase institucional, especialização lato sensu em Operações Militares, e especialização lato sensu em bases Geo-históricas para formulação de Estratégias. Atualmente é militar do Exército Brasileiro atuando como Professor Titular de Psicologia na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Tem experiência no ensino de Psicologia (especificamente as disciplinas Introdução à Psicologia; Psicologia Geral; Psicologia da Educação; Psicologia Diferencial; Psicologia Social; Psicologia Junguiana; Psicologia Organizacional e do Trabalho; e Liderança). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia e Psicoterapia Junguiana (C. G. Jung); e Psicologia e Psicoterapia Fenomenológica Existencial.

SONIA MARIA BUFARAH TOMMASI (UNIPAZ / Sudeste)
Graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (1979), mestrado em Psicologia da Saúde (1989) e doutorado em Ciências da Religião (2003) pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialização em Musicoterapia pela Marcelo Tupinambá (1993). Especialização em Psicologia Analítica pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (1994). Desenvolveu o Projeto Arteterapia e Loucura com os moradores do Complexo Hospitalar do Juquery Dir IV. Ex-Presidente Fundadora da Oscip Arte Sem Fronteiras (Gestão 2002-2006). Vice-Presidente da Associação Catarinense de Arteterapia (ACAT). Idealizadora e organizadora da Coleção Anima Mundi (Editora Vetor, desde 2005). Tradutora do livro Arteterapia: Semânticas e Morfologia, de Alejandro Reisín (Editora Vetor, 2006). Autora dos livros Arteterapia e Loucura (Editora Vetor 2005), Origami em Educação e Arteterapia (Edições Paulinas, 2010) e O Herói nos Mitos Gregos (Editora WAK 2015). Organizadora e coautora dos livros Revisitando a Ética com Múltiplos Olhares (Editora Vetor, 2005); Envelhecer com Sabedoria (Edições Paulinas, 2010); Arteterapeuta - um cuidador da Psique (Editora Vetor, 2011). Pensando a Arteterapia com Arte, Ciência e Espiritualidade (Editora Vetor, 2012). Membro de comissões editoriais: Revista Científica de Arteterapia Cores da Vida, Revista Transdisciplinar e Revista de Arteterapia da AATESP; Membro Revisor: Revista Educação, Artes e Inclusão, Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano e Revista Semina - Ciências Sociais e Humanas. Vivência na área de Psicologia, com ênfase em intervenção terapêutica (arteterapia, arte, criatividade, doença mental, psicologia analítica de Jung e infantil). Ex-Coordenadora do curso de pós-graduação em Arteterapia da Faculdade CENSUPEG/RJ. Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação em Psicologia Analítica e de Arteterapia da Universidade da Paz / UNIPAZ Goiás.

SORAYA CRISTINA DIAS FERREIRA (PUC-MG / Sudeste)
Possui Licenciatura em Psicologia pela Universidade FUMEC (2001), Graduação em Psicologia pela Universidade FUMEC (2002), Especialização em Psicologia Junguiana pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e AJB/MG (2003-2004). Psicóloga, Professora e Palestrante no Instituto Superior Pedagógico Público de Nuestra Señora de Chota no Peru (2005). Participação na formação de Analista Junguiana pelo Instituto C. G. Jung MG/ICGJMG, filiado à Associação Junguiana do Brasil/AJB e à International Association for Analytical Psychology/IAAP (2006-2010). Mestrado em Ciências da religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011) e Doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2020). Atualmente pesquisa: Edith Stein e o Círculo de Gotinga pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e Pluralismo Religioso, Diálogo e Linguagem pela PUC Minas. Participa do Grupo de Pesquisa interdisciplinar "Mística e Estética", cadastrado pelo CNPq - Projeto "A arte como expressão do discursivamente inexprimível: um diálogo entre Nise da Silveira e Susanne Langer" pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE. É membro da Comissão de Psicologia, Espiritualidade, Laicidade, Religião e Outras Tradições (CLEROT) no Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-04) e do GT - AION: Interdisciplinaridades da Pesquisa em Psicologia Analítica no Brasil, cadastrado na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia - ANPEPP/CNPq-Capes. Atua nos seguintes temas: Psicologia Profunda, Saúde Mental, Psicologia e Religião, Edith Stein, Espiritualidade e Mística. Tem experiência na área de Psicologia Clínica com ênfase em Psicologia Analítica Junguiana. Autora do livro Freud & Jung: do complexo de Édipo à alma naturalmente religiosa.

SUELY CONCEIÇÃO ALVES DA SILVA (UFRJ / Sudeste)
Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2020). Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva IESC/UFRJ (2010). Desde 2015, pesquisadora na área de avaliação de tecnologia em Tuberculose junto ao Centro de Pesquisa de Tuberculose (CPT) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) e membro associado da REDE TB de pesquisa. Pesquisadora do do Grupo de Pesquisa do CNPQ/UNIRIO - Saberes de Enfermagem e da Saúde Coletiva. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ/UFRJ Ética, Poder e Psicologia Complexa. Pesquisadora do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada da UFRJ. Graduada em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1998), tem experiência como Professora Substituta do Curso de Medicina da UFRJ Campus Macaé - 2017/2019 - na área de Saúde Coletiva, com ênfase no desenvolvimento de práticas inovadoras em saúde e interesse nos seguintes temas: avaliação de tecnologias em saúde, saúde mental, sofrimento psíquico, conflito de interesses, bioética e ética aplicada, práticas inovadoras em saúde e programas estratégicos de atenção básica na gestão do SUS. Atualmente realiza pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva ? PPGBIOS - UFRJ/FIOCRUZ/UERJ/UFF.

TIONE ECHKARDT VIEIRA DE CARVALHO (UFRRJ / Sudeste)
Doutorando e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Especialista em Cultura Afro-brasileira pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá. Graduado em Teologia pelo Instituto Metodista Bennett (convalidação de Diploma do curso livre de Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em História da Teologia, Exegese Bíblica, História Bíblica, Planejamento de Pesquisa, Orientação de TCC e áreas Humanas. Tem dedicado ao estudo dos povos primitivos, analisando suas culturas, liturgias e mitos, através da compreensão junguiana, para o entendimento da religiosidade no decorrer dos séculos. Ultimamente tem concentrado sua pesquisa na etnia iorubá, do Reino de Benin, de onde partiram a maioria dos escravos que vieram para o Rio de Janeiro e sua influência no desenvolvimento da cultura brasileira. Tem se dedicado ao estudo da cultura e teologia dos iorubás e tem trabalhado em temas sobre o sincretismo religioso, intolerância e discriminação.


Relatório das atividades colaborativas realizadas pelos membros do grupo no biênio 2020/2021

Em construção

Produção intelectual vinculada ao grupo no biênio 2020/2021

Em construção

ParticipaçãoMembroE-mailCurrículo Lattes
CoordenadorNilton Sousa da Silvaniltonsousa@gmail.comVisualizar
Vice-coordenadorJosé Clerton de Oliveira Martinsjclertonmartins@gmail.comVisualizar
MembroAna Luisa Teixeira de Menezesluisa@unisc.brVisualizar
MembroCacio José Ferreiraflet@ufam.edu.brVisualizar
MembroCelia Vectorevectore@ufu.brVisualizar
MembroCláudia Elizabete da Costa Moraes Mondiniclaudia.mondini@ufms.brVisualizar
MembroDaise Rosas da Natividadedaisenatividade@gmail.comVisualizar
MembroDaniel de Pinho Barreirosdaniel.barreiros@ie.ufrj.brVisualizar
MembroFilipe de Menezes Jesuinofilipemjesuino@gmail.comVisualizar
MembroJefferson Olivatto da Silvajeffolivattosilva@uel.brVisualizar
MembroJoão Bernardes da Rocha Filhojbrfilho@hotmail.comVisualizar
MembroJosé Jorge de Morais Zachariaszacharias@terra.com.brVisualizar
MembroMarcelo Raphael Rocha Bicharamarcelorrbichara@gmail.comVisualizar
MembroMaria Claudia da Silva Vater da Costa Fiorimcvater@gmail.comVisualizar
MembroRicardo de Queirós Batista Ribeiroricardoqbr@hotmail.comVisualizar
MembroSonia Maria Bufarah Tommasisoniabtommasi@gmail.comVisualizar
MembroSoraya Cristina Dias Ferreirasorayacdferreirapb@gmail.comVisualizar
MembroSuely Conceicao Alves da Silvasuka.c.alves@gmail.comVisualizar
MembroTione Echkardt Vieira de Carvalhotioneechkardt@gmail.comVisualizar
MembroVictor José da Conceição Teixeira Amorim Rodriguesvitoramorimrodrigues43@gmail.comVisualizar
MembroWalter Fonseca Boechatwalter.boechat@gmail.comVisualizar

Postagens mais visitadas