https://www.anpepp.org.br/
GT 80 | AION - Interdisciplinaridades da Pesquisa em Psicologia Analítica no Brasil (GT Aion)
O GT AION - Interdisciplinaridades da Pesquisa em Psicologia Analítica no Brasil busca compreender e descrever aspectos culturais da “alma brasileira”, para contribuir com um entendimento e ressignificação em prol da cidadania, frente o cenário colonizador que a descaracteriza. Carl Gustav Jung, numa carta publicada em Psychoanalytic Review, Nova Iorque, I, 1 (outubro de 1913), ratifica o aspecto interdisciplinar na contribuição do conhecimento psicológico. Historiadores, arqueólogos, mitólogos, filósofos, teólogos, pedagogos, conhecedores das culturas tradicionais e biólogos, são mencionados na referida carta. No Brasil, em 1933, o antropólogo Arthur Ramos, no seu livro “Freud, Adler, Jung...: Ensaios de psicanálise ortodoxa e herética”; em 1940, a médica psiquiatra Nise da Silveira, e, em 1974, o embaixador José Osvaldo de Meira Penna, no seu livro “Em Berço Esplêndido: ensaios de psicologia coletiva brasileira”, utilizam o campo epistemológico teórico e prático da psicologia analítica e, assim, o GT AION almeja prosseguir.
1a. Reunião do GT-AION, segunda-feira, 12 de setembro, das 09:00 às 12:00 horas
2a. Reunião do GT-AION, quarta-feira, 14 de setembro, das 13:30 às 16:30 horas
A Agenda do GT-AION para o biênio ANPEPP 2022-2023 almeja reforçar a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão universitária, em diálogo com o campo epistemológico teórico e prático da vida e obra de Carl Gustav Jung, e a reverberação da sua proposta psicológica aqui no Brasil. Por exemplo, nos anos 1920 e 1925, Carl Gustav Jung, esteve na África para segundo ele: “Ver o reflexo do homem branco europeu, nos olhos do homem negro africano”, e Jung reconhece o impacto da África sobre a sua obra psicológica. O Brasil é o segundo país, fora da África, com o maior número de pessoas negras (pretas e pardas) na população, o primeiro país é a Nigéria. E, aqui, no Brasil, o espaço geográfico da sua população autóctone até hoje, em pleno primeiro quarto do século XXI, constantemente, é ameaçado de várias formas de pilhagem. Neste sentido, estes dois fatos históricos, embora ignorados por alguns intelectuais brasileiros, merecem ser considerados e trabalhados nas Universidades brasileiras. Isto feito, para além de aumentar a interação regional e nacional dos membros do GT-AION, também, buscar fortalecer a autoestima da população em cada região do Brasil. Assim, as bancas de qualificação e defesa pública dos respectivos produtos acadêmicos: dissertação de mestrado e tese de doutorado, do mesmo modo os eventos de extensão universitária, estarão preocupados em estimular e apoiar a missão social do GT-AION.
Organizar o “II Encontro GT-AION: Interdisciplinaridades da Pesquisa em Psicologia Analítica do Brasil (60 Anos da Profissão Psicologia: pioneiros da Psicologia Junguiana; ecos nas práticas de Políticas Públicas: Saúde, Educação e Cidadania, e uma junguiana vanguarda no campo da Neurociência).” Para ilustrar pioneiros, a vida e obra da doutora Nise da Silveira (1905-1999) deverá ser utilizada, assim como, a vida e obra do embaixador José Osvaldo de Meira Penna (1917-2017). Sobre práticas de Políticas Públicas, atualmente, a própria diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, amplia, revela e ratifica políticas de pioneiros da psicologia analítica aqui no Brasil. Por exemplo, o livro “Mania de Liberdade: Nise da Silveira e a humanização da saúde mental no Brasil”, Editora Fiocruz e autoria Felipe Magaldi, é um produto do Prêmio Capes de Tese 2019. No campo neurocientífico, existe o advento de renomados autores brasileiros reconhecendo a potencialidade da obra de Carl Gustav Jung, na publicação dos livros: “O Verdadeiro Criador de Tudo: como o cérebro esculpiu o universo como nós o conhecemos”, Editora Crítica e autoria Miguel Nicolelis; “O Oráculo da Noite: a História e a Ciência do sonho”, Editora Companhia das Letras e autoria Sidarta Ribeiro. E, no campo internacional é possível encontrar analogias com a “homeostase psíquica” presente na obra junguiana, nos capítulos do livro: “O que é a Vida: compreendendo a Biologia em cinco passos”, do Prêmio Nobel 2001, Paul Nurse, categoria Fisiologia ou Medicina, publicado pela Editora Intrínseca. Aqui, é interessante ressaltar que o próprio Carl Gustav Jung desenvolveu junto com o físico, Wolfgang Pauli (1900-1958), Prêmio Nobel de Física em 1945, considerações sobre o conceito de “sincronicidade” psíquica.
Também consta da agenda 2022-2023 do GT-AION, promover reuniões e supervisões científicas entre os docentes pesquisadores e seus orientandos, sendo esta reunião/supervisão temática um produto do catálogo da Agenda Interna (AI), que deverá ser divulgado no Portal AION, e realizado mensalmente entre uma das cinco regiões do Brasil; para assim, os membros do GT-AION acompanharem um ou mais de um trabalho realizado em outro Programa de Pós-graduação, de algum modo, conectado aos docentes pesquisadores do GT-AION/ANPEPP; para a partir deste evento interno, do GT, acumular conhecimento e o transformar em publicações coletivas ou alimentar um arquivo com dados sobre a produção regional do próprio GT-AION.
Com tal propósito em mente, os membros do GT-AION devem fortalecer a relevância dos seguintes objetivos: (a) Investir na potencialidade da psicologia analítica para retomar e ressignificar narrativas heroicas, que integram jornadas presentes na cultura brasileira. (b) Promover inserções sociais com atividades de pesquisas científicas e/ou extensão universitária, na área da saúde, educação e cultura, em prol da cidadania regional ou nacional. (c) Organizar de forma cooperativa em âmbito nacional, eventos e produtos frutos de investigação conjunta (artigos, livros e/ou capítulos de livro). (d) Promover o aprofundamento da Psicologia Analítica a partir da elaboração interinstitucional de uma Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia Analítica. (e) Verificar conjuntamente com os integrantes do GT AION, alocados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, a demanda para transformar o tópico (d) em Mestrado Interinstitucional em Psicologia Analítica.
Participantes do GT-AION Edição ANPEPP 2022-2023:
Profª. Drª. Ana Luisa Teixeira de Menezes (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC); Prof. Dr. Cacio José Ferreira (Universidade Federal do Amazonas – UFAM); Profª. Drª. Celia Vectore (Universidade Federal de Uberlândia - UFU); Profª. Msª. e doutoranda do PPGPSI-UFRRJ, Cláudia Elizabete da Costa Moraes Mondini (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS); Doutoranda Daise Rosas da Natividade (Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ); Prof. Dr. Filipe de Menezes Jesuino (Centro Universitário UNIPITAGORAS – Fortaleza, CE); Prof. Dr. Jefferson Olivatto da Silva (Universidade Estadual de Londrina – UEL); Prof. Dr. João Bernardes da Rocha Filho (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS); Prof. Dr. José Clerton de Oliveira Martins (Universidade de Fortaleza – UNIFOR); Prof. Dr. José Jorge de Morais Zacharias (Associação Junguiana do Brasil - AJB); Doutorando Marcelo Raphael Rocha Bichara (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ); Profª. Drª. Maria Claudia da Silva Vater da Costa Fiori (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ); Prof. Dr. Nilton Sousa da Silva (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ); Prof. Dr. Ricardo de Queirós Batista Ribeiro (Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN); Profª. Drª. Sonia Maria Bufarah Tommasi (Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ, Goiás); Drª. Soraya Cristina Dias Ferreira (Pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG); Drª. Suely Conceição Alves da Silva (Pesquisadora do PPGBios da Universidade Federal de do Rio de Janeiro - UFRJ); Doutorando Tione Echkardt Vieira de Carvalho (Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ); Prof. Dr. Victor José da Conceição Teixeira Amorim Rodrigues (ISPA- Instituto Universitário, Lisboa – Portuga), e Prof. Dr. Walter Fonseca Boechat (Associação Junguiana do Brasil – AJB e Instituto Junguiano do Rio de janeiro - IJRJ)
A dinâmica regional da sociedade brasileira há muito permite estabelecer um diálogo entre Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, a partir da psicologia analítica. No entanto, ainda não havia a condição de um grupo de profissionais alocado em Programas de Pós-Graduação em Psicologia, trabalhar e dialogar a partir dos referenciais da psicologia analítica no contexto interdisciplinar brasileiro e, ao mesmo tempo, realizar uma retroalimentação em prol da sociedade.
Atualmente observamos que é de reconhecimento geral a admissão de que o empenho de Nise da Silveira, em meados da década de 1940, ao assumir o setor de Terapêutica Ocupacional e Reabilitação no Hospital Pedro II no Rio de Janeiro, é marco fundante da pesquisa em Psicologia Analítica no Brasil em sua interface com a arte e não apenas. Nise encontrou nessa abordagem, ainda em gênese, um suporte, uma ferramenta, que lhe auxiliou a abrir horizontes de cuidado em saúde mental frente à tradicional psiquiatria manicomial que vigia num pretenso cuidado com tais pacientes. Assim como, nas ciências humanas e sociais, outros estudiosos da cultura brasileira também reconheceram a potencialidade da Psicologia Analítica: Arthur Ramos (antropologia), Gilberto Freyre (ciências sociais), José Osvaldo de Meira Penna (diplomacia), Junito Brandão (mitologia), Leonardo Boff (teologia) e Milton Santos (geografia), entre outros.
Neste cenário, os membros do Grupo de Trabalho: Interdisciplinaridades da Pesquisa em Psicologia Analítica no Brasil (GT Aion) buscam investir na colaboração da inserção social dos respectivos programas, a partir de parcerias em projetos de investigação; participação conjunta em bancas de mestrado e doutorado; organização de seminários, fóruns e congressos; reuniões científicas; pesquisas; publicações de artigos, livros e capítulos de livros sobre a psicologia analítica, visando aprofundamento, produção de conhecimento e ações diversas na área de enfoque.
Então, para corroborar com a perspectiva do GT Aion, em 7 de junho de 2019, na Câmara dos Deputados, o professor Claudio Lorenzo, diretor do sindicato dos professores da UNB ― evento disponível no YouTube ―, defende o compromisso de uma IES com o povo e a natureza do brasileiro; com os problemas próprios de nosso país; de nosso convívio, em detrimento de uma pauta governamental ultraconservadora. O professor, com muita propriedade, cita Paulo Freire, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Nise da Silveira, dentre muitos outros importantes defensores dos problemas brasileiros como problemas que clamam por respostas e que, por isso, requerem compromisso.
Componentes do GT AION: Docentes de Pós-Graduação em Psicologia:
ANA LUISA TEIXEIRA DE MENEZES (UNISC / Sul)
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora do departamento de psicologia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e no Mestrado Profissional em Psicologia da UNISC. Vice-líder do grupo de pesquisa no CNPQ PEABIRU: educação ameríndia e interculturalidade (UFRGS/UNISC). Coordena o projeto de pesquisa Aprendizagens interculturais com os Guarani: produção de conhecimentos ameríndios para a educação das infâncias (CNPq/Universal) e o projeto Aprendizagens interculturais com os Guarani na Educação Básica (FAPERGS/Gaúcho).
CELIA VECTORE (UFU / Sudeste)
Professora Titular junto ao Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Possui graduação em Psicologia, Nutrição e Pedagogia. Mestre e Doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem pós-doutorados pela Università degli Studi di Ferrara (Itália) e pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem especialização em Orientação Vocacional, Fitoterapia e Acupuntura. Atua na pós-graduação do IPUFU, onde orienta pesquisas com temas acerca da aprendizagem mediada, desenvolvimento infantil, brincar, hábitos alimentares e estresse na infância. Tem experiência na coordenação de cursos de pós-graduação lato sensu, elaboração de cursos stricto sensu e na coordenação e criação de laboratórios de ensino e pesquisa. Líder do grupo de pesquisa Psicologia infantil e Práticas integrativas e complementares na infância (CNPq).
FILIPE DE MENEZES JESUÍNO (FATECI-PITÁGORAS e AION-UNIFOR / Nordeste)
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2004), mestrado em Psicologia (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Atua como psicólogo clínico e supervisor de psicoterapia. Docente da Faculdade Pitágoras. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Analítica, Psicologia Clínica, Literatura e Psicologia da Cultura. É professor colaborador do “Grupo AION - Estudos sobre Arte, Cultura e Símbolo” do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR.
JEFFERSON OLIVATTO DA SILVA (UNICENTRO / Sul)
Graduação em Psicologia - Bach. e Formação de Psicólogo (UNESP/Assis - 2000), graduação em Filosofia Licenciatura (USC-Bauru - 1999), Mestrado em Educação (UNESP/Marília Filho - 2003) e Doutorado em Ciências Sociais (UNESP/Marília -2012). Realizou estágio Pós-Doutorado em História (UFPR 2013-2014) sobre Saúde na África e o comportamento social e Pós-doutorado em Educação (UFPR - 2017-2018) sobre processos educativos universitários e aprendizagem comunitária negra.Docente da Universidade Estadual de Londrina, atuando na Graduação, Dept. Psicologia Social e Institucional, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICENTRO. Pesquisa sobre estudos étnico-raciais, com ênfase em Psicologia Social e Comunitária e Antropologia Educacional, com os temas: comunidades tradicionais negras e indígenas, saúde e aprendizagem; aprendizagem no ensino superior; sofrimento psíquico e racismo. Membro da Comissão Universidade para os Índios da UEL - CUIA/UEL; membro coordenação colegiada da Área de Saúde da População Negra (ABPN). Membro Colaborador da Comissão Temática Étnico-Racial (Conselho Regional de Psicologia, Paraná) e ULAPSI-GT Psicologia e Povos Indígenas e da Articulação Nacional de Psicológos/as Negros/as e Pesquisadores/as (ANPSINEP).
JOSÉ CLERTON DE OLIVEIRA MARTINS (UNIFOR / Nordeste) - Vice-Coordenador do GT AION
Doutor e Mestre em Psicologia pela Universitat de Barcelona/UB (Catalunya/Espanha). Pós-doutorado (CAPES) em Ócio e Desenvolvimento Humano realizado na Universidad de Deusto/UD (País Basco/Espanha). Pós-doutorado em Estudos Culturais realizado na Universidade de Aveiro (Portugal). Possui Formação em Dinâmica Energética do Psiquismo (IPCDEP-SP) e Psicologia Integrativa (CDH). É especialista em Gestão de RRHH (Universidade Federal do Ceará), Gestão do Marketing (Universidade Estadual do Ceará) e Cultura Tradicional Popular (IFCE). Professor Visitante (2012/2013) do Doutorado em Estudos Culturais das Universidades de Aveiro e do Minho (Foundation Calouste Gulbenkian/Portugal) onde desenvolveu o Núcleo de Estudos em Cultura e Ócio (NECO). Dirige o OTIUM/Grupo de Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, onde é Professor Titular. Bolsista do Programa de Produtividade em Pesquisa do CNPq/Brasil. Investiga sobre o Tempo Livre, o Ócio e o Lazer nas Culturas Contemporâneas em perspectivas subjetivas e sociais. E, ainda o Simbólico e Cultura Imaterial nos processos de Desenvolvimento Humano sob perspectivas da Psicologia Analítica e Antropológica. É Sócio-fundador da Asociación Iberoamericana de Estudios de Ocio/OTIUM e da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer/ANPEL.
NILTON SOUSA DA SILVA (UFRRJ / Sudeste) - Coordenador do GT AION
Possui Doutorado em Psicologia (UFRJ, 2002); Pós-Doutorado em Serviço Social (PUC-Rio, 2010); Mestrado em Filosofia (UERJ, 1997); Formação em Psicologia (UGF, 1987); Licenciatura em Psicologia (UGF, 1986) e Bacharelado em Psicologia (UGF, 1986). Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Departamento de Psicologia. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da UFRRJ. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, da Universidade Agostinho Neto (UAN), Angola. Coordenador do Laboratório de Psicologia e Informações Afro-Descendentes (LAPSIAFRO) da UFRRJ. Supervisor Clínico de Base Junguiana no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UFRRJ. Afiliado à ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as). Autor dos livros O Mito em Ernst Cassirer e Carl Gustav Jung: uma compreensão do Ser do Humano (Litteris Editora) e Subjetividade, Ciência Moderna e Psicologia Junguiana (Editora EdUR). Psicoterapeuta Junguiano com experiência na área da Saúde Clínica, Social e Educacional. Realiza pesquisas científicas com foco na Subjetividade e no Comportamento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Junguiana, Integridade Social, Exercício das Leis 10.639 e 12.711, e Filosofia da Ciência e Sociedade.
VICTOR AMORIM RODRIGUES (ISPA / Portugal e AION-PPGPSI-UFRRJ)
Licenciatura em Medicina, 1987, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Realizou estágio de formação em Clínica de Perturbações da Personalidade no Mount Sinai Hospital e Personality Disorders Institute em Nova Iorque em 1993. Obteve o Grau de Especialista em Psiquiatria (Ordem dos Médicos/Ministério da Saúde) em 1994 com a classificação de 19 valores. Foi Presidente da Direcção da Associação para a Recuperação e Reinserção Social de Toxicodependentes (estatuto de IPSS) de 1997 a 1999. Terminou o Mestrado em Filosofia em 1998, com a classificação de Muito Bom, pela Universidade Católica Portuguesa. Concluiu Pós-graduação em Psiquiatria e Psicologia Forenses em 1999 pelo então Instituto de Medicina Legal de Lisboa. Obteve o Grau de Consultor em Psiquiatria (Ordem dos Médicos/ Ministério da Saúde) em 2000. Experiencia (tempo parcial) de psiquiatria prisional desde 1996 e de psiquiatria forense desde 1999 como consultor privado e como perito dos Tribunais (áreas de trabalho, cível e penal). Membro Fundador e Supervisor da Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial tem também formação em Psicoterapia Psicodinamica e Sistémica. Membro da Sociedade de Psicoterapia Existencial e Psicomaeutica do Rio de Janeiro. É docente do ISPA desde 1991 e colaborador regular do Departamento de Formação Permanente do ISPA-IU. Coordena duas acções de formação, em Clínica das Perturbações da Personalidade (10 edições) e Criminologia Clínica (6 edições). Obteve o Diploma de Estudos Avançados em Psicologia (DEA) na Universidade de Extremadura em Espanha (2010) e acabou a sua Tese de Doutoramento em Psicologia na mesma Universidade (2014) com a classificação Sobressaliente Cum Laude. Actua nas áreas da psicologia, psicopatologia e psicoterapias fenomenológicas e existenciais. Os actuais interesses de investigação são na área das perturbações da personalidade e psicopatologia criminal. Atualmente é Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da UFRRJ e membro do GT Aion.
WALTER FONSECA BOECHAT (AJB / NUBEA-UFRJ / AION-UNISC / Sudeste)
Possui graduação em Escola Médica do Rio de Janeiro pela Universidade Gama Filho (1973), Diplomado pelo C. G. Jung Institut Zurich - Universitat Zurich (1979) e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Membro do Executive Committee (Diretoria) da International Association for Analytical Psychology (Zurique, Suíça) no período de 2007 a 2013. Atua como pesquisador no NUBEA - Núcleo de Bioética e Ética Aplicada - da UFRJ. Professor visitante no Programa de Pós-Graduação da UNISC, 6 a 18, novembro de 2019. É membro-fundador da Associação Junguiana do Brasil. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Arquetípico da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: símbolos arquetípicos, inconsciente e imagem, interações entre indivíduo e cultura; inconsciente cultural, complexos culturais. Totalidade corpo-mente. o corpo na clínica psicanalítica junguiana.
Componentes do GT AION: Doutorandos, Pós-Doutorandos e Docentes de Pós Stricto Sensu:
CACIO JOSÉ FERREIRA (UFAM / Norte)
Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e doutor em Literatura (UnB). Possui Graduação em Língua e Literatura Portuguesa e Japonesa pela Universidade de Brasília (2005), Especialização em Linguística Aplicada (2008), Mestrado em Literatura - UnB - (2010). Participou do Programa Japanese ? Language for Specialists, da Fundação Japão, em Osaka ? Japão (2014 -2015) e presidiu a Associação Brasileira de Estudos Japoneses - ABEJ (2014 - 2016). Foi do Coordenador de Letras - Língua e Literatura Japonesa ? UFAM (2015-2016), Diretor da Faculdade de Letras (2020-2021). Atualmente, Coordenador do curso de Letras ? Língua e Literatura Portuguesa do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica ? PARFOR, Coordenador pedagógico geral na Ufam da Rede ANDIFES IsF, Vice-Coordenador do curso de Letras ? Língua e Literatura Japonesa. É líder do grupo de pesquisa CNPq Estudos de haicai: lirismo, haicaístas e campo literário. Colabora com a pesquisa As representações dos japoneses e nipo-brasileiros na Literatura Brasileira (Linha de Pesquisa - Culturas em contato: Inserção e decodificação), coordenação da Dra. Shirlei Lica Ichisato Hashimoto (Universidade de São Paulo). Atua principalmente nas seguintes linhas: literatura comparada, língua e literatura japonesa, literatura brasileira, tradução, representação literária, fábulas.
CLAUDIA ELIZABETE DA COSTA MORAES MONDINI (UFMS / Centro-Oeste)
Graduada em Psicologia pela UFMS (2008, mestrado em Educação pela mesma instituição (2011), pós-graduada em Educação Especial pela UCDB, com TCC na área das altas habilidades/superdotação. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Unigran com pesquisa sobre altas habilidades/superdotação em adolescentes em conflito com a lei. Título de Especialista em Psicologia Escolar e Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia, Pós-graduada em Neuropsicologia pela UNIARA. É professora Assistente do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus do Pantanal. Fundou e coordena o Coletivo Feminista Classista Heleieth Saffioti, é presidente do Instituto de Educação e Desenvolvimento Humano Flor de Lótus. Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Clínica, Psicopedagogia Clínica. Estuda temas referentes a gênero, questões raciais e antirracismo, Educação Inclusiva, mundo do trabalho, ato infracional, sistema prisional, medidas de segurança e manicômios judiciários, resiliência e Psicologia Analítica. Cursa Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DANIEL DE PINHO BARREIROS (UFRJ / Sudeste)
Professor Associado de História Econômica da UFRJ. Professor de História do Sistema Interestatal do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional da UFRJ. Pesquisador do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada da UFRJ. Membro da Associação Nacional de História (ANPUH). Membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED). Membro da International Big History Association (IBHA).
JOÃO BERNARDES DA ROCHA FILHO (PUC-RS / Sul)
Especialista em Psicologia Analítica (Faculdade Unyleya/DF, em andamento). Licenciado em Matemática (Claretiano Centro Universitário/SP, 2018). Bacharel em Filosofia (Universidade do Sul de Santa Catarina/SC, 2015). Pós-Doutor em Enseñanza de las Ciencias (Facultad de Educación/Pontificia Universidad Católica de Chile, 2012). Especialista em Psicossomática (Faculdade de Ciências da Saúde/SP, 2002). Doutor em Engenharia, Metrologia e Instrumentação (Laboratório de Metrologia e Automatização - Labmetro/UFSC, 1999). Mestre em Educação (Faculdade de Educação/Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1994). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (Faculdade de Educação/Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1991). Atua como professor titular em dedicação exclusiva da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEducem) da mesma instituição. Autor do livro “Física e Psicologia: aproximando Jung e a Física”, pela Editora EDIPUCRS.
JOSÉ JORGE DE MORAES ZACHARIAS (AJB-IAAP / Sudeste)
Psicólogo graduado pela FMU (1982), Mestre em Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento e Personalidade pela USP (1989), Doutor em Psicologia Social pela USP (1994), Especialista em Psicoterapia Junguiana pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (1995), membro analista didata da Associação Junguiana do Brasil AJB/IAAP, foi presidente da AJB na gestão 2017-2019, foi docente nas universidades: PUCMG, UniSãoJudas, Unipaulistana, FMU, UniABC, dentre outras. Atua como docente em cursos de pós-graduação Lato Sensu na UNIP, USCS dentre outras. Orientou em 2019 dois trabalhos de TCC em pós-graduação: A vocação na adolescência (Felipe Guerra) e O retorno do mito no movimento Taki Onkoy (Sandra Morales), ambos na UNIP. É autor do Teste de Avaliação Tipológica – QUATI e obras sobre tipologia e religiosidade de matriz africana e psicologia analítica. Desde 2004 é um dos editores dos Cadernos Junguianos, revista científica da AJB.
MARIA CLAUDIA DA SILVA VATER DA COSTA FIORI (UFRJ / Sudeste)
Pesquisadora do Grupo de Pesquisas do CNPq/UFRJ: O Poder Global e a Geopolítica do Capitalismo. Desde 2006, trabalha no programa de pesquisa sobre Desenvolvimento e Saúde Internacional. Desde 2008, participa do projeto de pesquisa em Ética em Pesquisa, do PPGBIOS/UFRJ; e em 2012, começou a trabalhar no projeto de pesquisa Sistema Interestatal, Finanças e Saúde Internacional, dentro do GP Poder Global e Geopolítica do Capitalismo. Trabalha na área de avaliação de tecnologia em Tuberculose junto ao Centro de Pesquisa de Tuberculose (CPT)/FM/UFRJ. Fazendo formação analítica no Instituto Junguiano do Rio de Janeiro, filiado à International Association for Analytical Psychology.
MARCELO RAPHAEL ROCHA BICHARA (UFRJ / Sudeste)
Doutorando bolsista CAPES pelo Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (UFRJ), onde ingressou em 2017. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com pesquisa na linha da psicologia analítica desenvolvida por C. G. Jung (concluído em 2015). Possui graduação em cinema pela Universidade Estácio de Sá (2008) e formação profissional em edição de vídeo pelo Senac (2009). Atua como cineasta, documentarista, editor de vídeos e professor de cinema. Atualmente exerce a função de Coordenador da Ênfase "Culturas e Sociedade" da Pós-graduação lato sensu em Psicologia Junguiana da Universidade Santa Úrsula (desde 2018), onde atua como professor convidado, sem vínculo empregatício.
RICARDO DE QUEIRÓS BATISTA RIBEIRO (AMAN / Sudeste)
Possui doutorado e mestrado acadêmico em Psicologia, na perspectiva da Psicologia Junguiana, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), graduação Bacharelado em Psicologia (formação de Psicólogo) pela Universidade Veiga de Almeida (2014) e a graduação Bacharelado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (2002). Cursando especialização em Psicologia Analítica (Faculdade Unyleya / RJ). Possui, também, especialização lato sensu em Psicopedagogia com ênfase institucional, especialização lato sensu em Operações Militares, e especialização lato sensu em bases Geo-históricas para formulação de Estratégias. Atualmente é militar do Exército Brasileiro atuando como Professor Titular de Psicologia na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Tem experiência no ensino de Psicologia (especificamente as disciplinas Introdução à Psicologia; Psicologia Geral; Psicologia da Educação; Psicologia Diferencial; Psicologia Social; Psicologia Junguiana; Psicologia Organizacional e do Trabalho; e Liderança). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia e Psicoterapia Junguiana (C. G. Jung); e Psicologia e Psicoterapia Fenomenológica Existencial.
SONIA MARIA BUFARAH TOMMASI (UNIPAZ / Sudeste)
Graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (1979), mestrado em Psicologia da Saúde (1989) e doutorado em Ciências da Religião (2003) pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialização em Musicoterapia pela Marcelo Tupinambá (1993). Especialização em Psicologia Analítica pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (1994). Desenvolveu o Projeto Arteterapia e Loucura com os moradores do Complexo Hospitalar do Juquery Dir IV. Ex-Presidente Fundadora da Oscip Arte Sem Fronteiras (Gestão 2002-2006). Vice-Presidente da Associação Catarinense de Arteterapia (ACAT). Idealizadora e organizadora da Coleção Anima Mundi (Editora Vetor, desde 2005). Tradutora do livro Arteterapia: Semânticas e Morfologia, de Alejandro Reisín (Editora Vetor, 2006). Autora dos livros Arteterapia e Loucura (Editora Vetor 2005), Origami em Educação e Arteterapia (Edições Paulinas, 2010) e O Herói nos Mitos Gregos (Editora WAK 2015). Organizadora e coautora dos livros Revisitando a Ética com Múltiplos Olhares (Editora Vetor, 2005); Envelhecer com Sabedoria (Edições Paulinas, 2010); Arteterapeuta - um cuidador da Psique (Editora Vetor, 2011). Pensando a Arteterapia com Arte, Ciência e Espiritualidade (Editora Vetor, 2012). Membro de comissões editoriais: Revista Científica de Arteterapia Cores da Vida, Revista Transdisciplinar e Revista de Arteterapia da AATESP; Membro Revisor: Revista Educação, Artes e Inclusão, Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano e Revista Semina - Ciências Sociais e Humanas. Vivência na área de Psicologia, com ênfase em intervenção terapêutica (arteterapia, arte, criatividade, doença mental, psicologia analítica de Jung e infantil). Ex-Coordenadora do curso de pós-graduação em Arteterapia da Faculdade CENSUPEG/RJ. Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação em Psicologia Analítica e de Arteterapia da Universidade da Paz / UNIPAZ Goiás.
SORAYA CRISTINA DIAS FERREIRA (PUC-MG / Sudeste)
Possui Licenciatura em Psicologia pela Universidade FUMEC (2001), Graduação em Psicologia pela Universidade FUMEC (2002), Especialização em Psicologia Junguiana pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e AJB/MG (2003-2004). Psicóloga, Professora e Palestrante no Instituto Superior Pedagógico Público de Nuestra Señora de Chota no Peru (2005). Participação na formação de Analista Junguiana pelo Instituto C. G. Jung MG/ICGJMG, filiado à Associação Junguiana do Brasil/AJB e à International Association for Analytical Psychology/IAAP (2006-2010). Mestrado em Ciências da religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011) e Doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2020). Atualmente pesquisa: Edith Stein e o Círculo de Gotinga pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e Pluralismo Religioso, Diálogo e Linguagem pela PUC Minas. Participa do Grupo de Pesquisa interdisciplinar "Mística e Estética", cadastrado pelo CNPq - Projeto "A arte como expressão do discursivamente inexprimível: um diálogo entre Nise da Silveira e Susanne Langer" pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE. É membro da Comissão de Psicologia, Espiritualidade, Laicidade, Religião e Outras Tradições (CLEROT) no Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-04) e do GT - AION: Interdisciplinaridades da Pesquisa em Psicologia Analítica no Brasil, cadastrado na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia - ANPEPP/CNPq-Capes. Atua nos seguintes temas: Psicologia Profunda, Saúde Mental, Psicologia e Religião, Edith Stein, Espiritualidade e Mística. Tem experiência na área de Psicologia Clínica com ênfase em Psicologia Analítica Junguiana. Autora do livro Freud & Jung: do complexo de Édipo à alma naturalmente religiosa.
SUELY CONCEIÇÃO ALVES DA SILVA (UFRJ / Sudeste)
Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2020). Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva IESC/UFRJ (2010). Desde 2015, pesquisadora na área de avaliação de tecnologia em Tuberculose junto ao Centro de Pesquisa de Tuberculose (CPT) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) e membro associado da REDE TB de pesquisa. Pesquisadora do do Grupo de Pesquisa do CNPQ/UNIRIO - Saberes de Enfermagem e da Saúde Coletiva. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ/UFRJ Ética, Poder e Psicologia Complexa. Pesquisadora do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada da UFRJ. Graduada em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1998), tem experiência como Professora Substituta do Curso de Medicina da UFRJ Campus Macaé - 2017/2019 - na área de Saúde Coletiva, com ênfase no desenvolvimento de práticas inovadoras em saúde e interesse nos seguintes temas: avaliação de tecnologias em saúde, saúde mental, sofrimento psíquico, conflito de interesses, bioética e ética aplicada, práticas inovadoras em saúde e programas estratégicos de atenção básica na gestão do SUS. Atualmente realiza pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva ? PPGBIOS - UFRJ/FIOCRUZ/UERJ/UFF.
TIONE ECHKARDT VIEIRA DE CARVALHO (UFRRJ / Sudeste)
Doutorando e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Especialista em Cultura Afro-brasileira pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá. Graduado em Teologia pelo Instituto Metodista Bennett (convalidação de Diploma do curso livre de Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em História da Teologia, Exegese Bíblica, História Bíblica, Planejamento de Pesquisa, Orientação de TCC e áreas Humanas. Tem dedicado ao estudo dos povos primitivos, analisando suas culturas, liturgias e mitos, através da compreensão junguiana, para o entendimento da religiosidade no decorrer dos séculos. Ultimamente tem concentrado sua pesquisa na etnia iorubá, do Reino de Benin, de onde partiram a maioria dos escravos que vieram para o Rio de Janeiro e sua influência no desenvolvimento da cultura brasileira. Tem se dedicado ao estudo da cultura e teologia dos iorubás e tem trabalhado em temas sobre o sincretismo religioso, intolerância e discriminação.
Na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o professor Filipe de Menezes Jesuíno (FATECI-Ceará) participou como palestrante no XII Encontro KAIRÓS da UFRuralRJ. O professor João Bernardes da Rocha Filho (PUC-RS) realizou uma reunião científica sobre o seu livro Física e Psicologia, no Clube Militar do RJ – Lagoa, organizada pelo professor Nilton Sousa e seu doutorando membro do GT Aion, Ricardo de Queirós Batista Ribeiro. Realização no dia 3 de dezembro, II Fórum “Orientação Educacional & Psicologia: Diálogo com as Políticas Públicas, com o lançamento do livro Orientação Educacional e Psicologia Complexa: estudos transdisciplinares diante da defasagem escolar”, livro organizado pelas autoras Mírian Paura Sabrosa Zippin Grinspun e Renata dos Santos Reis, produto da dissertação da Renata dos Santos Reis, que foi orientada pelo professor Nilton Sousa da Silva, no PPGPSI da UFRRJ.
Na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), o doutorando Ricardo de Queirós Batista Ribeiro integra o corpo de docentes da AMAN na qual ministra a disciplina de Psicologia e introduziu a Psicologia Junguiana aplicada ao Social na grande de conteúdos em 2018. Ainda coordena/ministra a disciplina eletiva/extensão Psicologia Complexa (C. G Jung) & Conflito Armado, para discentes daquele estabelecimento de ensino e graduandos de psicologia da região sul fluminense, com a participação como docente convidado do seu orientador o professor Nilton Sousa.
Na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), a professora Ana Luisa Menezes coordena a conferência interativa: “Princípio da conexão Guarani” – Vherá Poty e “Virá à tona o Sonho do Brasil?” – Roberto Gambini. Participa da coordenação e comissão científica do XXV Congresso Junguiano de Psicologia Analítica da Associação Junguiana do Brasil – AJB, realizado em novembro de 2019. No congresso participa da Mesa do departamento da Alma Brasileira: "Morte e renascimento da ancestralidade indígena na Alma Brasileira!". Ainda no congresso, Ana Luisa Menezes e Walter Boechat participam da Mesa: "Xamanismo ameríndio, perspectivismo e a clínica junguiana". A professora Ana Luisa realiza a VIII Jornada O Pensamento de Rodolfo Kusch, de 06 a 08 de novembro de 2019, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
Entre os dias 18 e 25 de outubro 2021, o grupo realizou o “I Encontro do GT-AION/ANPEPP: Interdisciplinaridades da Pesquisa em Psicologia Analítica no Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul)” para concretizar as atividades da agenda do período 2020-2021, com os seguintes objetivos: (a) Investir na potencialidade da psicologia analítica para retomar e ressignificar narrativas heroicas, que integram jornadas presentes na cultura brasileira. (b) Promover inserções sociais com atividades de pesquisas científicas e/ou extensão universitária, na área da saúde, educação e cultura, em prol da cidadania regional ou nacional. (c) Organizar de forma cooperativa em âmbito nacional, eventos e produtos frutos de investigação conjunta (artigos, livros e/ou capítulos de livro). (d) Promover o aprofundamento da Psicologia Analítica a partir da elaboração interinstitucional de uma Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia Analítica. (e) Verificar conjuntamente com os integrantes do GT AION, alocados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, a demanda para transformar o tópico (d) em Mestrado Interinstitucional em Psicologia Analítica.
Os tópicos dos objetivos supracitados foram devidamente realizados e serão mencionados adiante, todavia, os tópicos das letras (d) e (e) ainda estão em elaboração devido o atípico biênio 2020-2021, conectado ao impacto da pandemia Covid-19 na dinâmica do ensino superior no Brasil. O I Encontro do GT-AION/ANPEPP promoveu inserções sociais de acordo com a letra (b) entre as cinco regiões do país, e possibilitou a inclusão de novos docentes pesquisadores de pós-graduação como membros do GT-AION.
O I Encontro do GT-AION/ANPEPP também propiciou a construção do primeiro e-Book do GT-AION, que está no prelo da Editora CirKula, e contou com a participação de palestrantes doutores convidados, além de membros do GT e seus respectivos orientandos no campo stricto sensu. Nos cinco dias do I Encontro do GT, a complexidade regional brasileira facilitou observar a potencialidade do campo epistemológico teórico e prático da psicologia junguiana, se manifestando em aspectos culturais autóctones, afro-brasileiros, e eurocêntricos que estão pulsando na construção de uma identidade endógena da nação Brasil. E, este fato reforçou a expectativa do GT-AION para amadurecer a demanda sobre os tópicos (d) e (e) acima mencionados.
Face a isto, o I Encontro do GT-AION/ANPEPP verificou que, toda tentativa de definir um único eixo para descrever a construção e história do Brasil, torna a tarefa de pesquisa muito superficial, hegemônica e frágil, para empoderar à cidadania de acordo com a saúde, a educação, e a seguridade do seu povo.
Com o desdobramento da agenda 2020-2021, o GT-AION está desenvolvendo o Portal AION para hospedar sua produção, por exemplo, o e-Book acima mencionado, e também divulgar sua Agenda Interna (AI) e Agenda Externa (AE) para os respectivos interessados. A atividade da AI visa as reuniões científicas; estudo de casos; exposições culturais online, e supervisões ou orientações acadêmicas do GT-AION, realizadas nos respectivos Programas de Pós-graduação dos seus membros docentes, discentes e pesquisadores; e esta atividade deverá ser online para otimizar a participação do maior número de convidados, doutores e doutorandos, de Programas de Pós-graduação em Psicologia ou de Programas de Pós-graduação com afinidade à área psicológica.
A Agenda Externa procurará manter a divulgação nacional e internacional da Psicologia no Brasil, em diálogo com a proposta do GT-AION desenvolvendo eventos semelhantes ao I Encontro do GT-AION/ANPEPP que pode, por exemplo, ser acessado publicamente através do link https://r1.ufrrj.br/seminariopsi/gt-aion/2021; neste contexto, a interação regional ou nacional conectada à produção acadêmica de ensino, pesquisa e extensão universitária do GT-AION, os eventos em si e outras atividades do GT deverão ser hospedadas e divulgadas no Portal AION.
Orientações de doutorado, mestrado e supervisão de pós-doc estiveram presentes e entrelaçadas nas atividades dos membros docentes e pesquisadores do GT-AION. E, durante a defesa pública de uma tese de doutorado ou dissertação de mestrado, assim como, na qualificação de um projeto de tese ou dissertação, na banca examinadora externa e/ou interna, sempre, contou com a presença de dois ou mais de dois membros do GT-AION. Na publicação de artigos, capítulos de livro, organização de livros ou eventos, também, foi possível construir o produto com a presença de dois ou mais de dois membros do GT-AION.
Abaixo em tópicos estão (I) Membros do GT-AION da Edição ANPEPP 2020-2021; (II) Produção acadêmica defesa pública stricto sensu sob a orientação de docentes pesquisadores do GT-AION; (III) Publicações coletivas de artigos, capítulos de livro e organização de livros; (IV) Organização de eventos para divulgar resultados de pesquisas e, ao mesmo tempo, investir na divulgação e inserção regional de produtos das universidades brasileiras para, também, paulatinamente, desenvolver a inserção regional, nacional, e ampliar a conexão internacional do GT-AION, e (V) Expectativas do GT-AION para a Agenda ANPEPP biênio 2022-2023.
(I) Participantes do GT-AION Edição ANPEPP 2020-2021:
Profª. Drª. Ana Luisa Teixeira de Menezes (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC); Professor Mestre Bruno Correia da Mota (Universidade Brasil – UB, São Paulo, SP); Profª. Drª. Celia Vectore (Universidade Federal de Uberlândia - UFU); Profª. Msª. Cláudia Elizabete da Costa Moraes Mondini (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS); Prof. Dr. Daniel de Pinho Barreiros (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ); Prof. Dr. Eduardo Steindorf Saraiva (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC); Prof. Dr. Filipe de Menezes Jesuíno (Centro Universitário UNIPITAGORAS – Fortaleza, CE); Prof. Dr. João Bernardes da Rocha Filho (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS); Prof. Dr. José Clerton de Oliveira Martins (Universidade de Fortaleza – UNIFOR); Prof. Dr. José Jorge de Morais Zacharias (Associação Junguiana do Brasil - AJB); Doutorando Marcelo Raphael Rocha Bichara (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ); Profª. Drª. Maria Claudia da Silva Vater da Costa Fiori (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ); Mestranda Mariana Rezende Spini (Universidade Federal de Uberlândia - UFU); Prof. Dr. Nilton Sousa da Silva (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ); Prof. Dr. Ricardo de Queirós Batista Ribeiro (Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN); Profª. Drª. Sonia Maria Bufarah Tommasi (Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ, Goiás); Drª. Suely Conceição Alves da Silva (Universidade Federal de do Rio de Janeiro - UFRJ); Prof. Dr. Victor José da Conceição Teixeira Amorim Rodrigues (ISPA- Instituto Universitário, Lisboa – Portugal), e Prof. Dr. Walter Fonseca Boechat (Associação Junguiana do Brasil – AJB e Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ)
Na Universidade de Fortaleza o professor José Clerton de Oliveira Martins, orientou a Dissertação de Mestrado em Psicologia sob o título “Desertos e Travessias - um estudo sobre a importância do silêncio na contemporaneidade”, de Berta Lúcia Neves Ponte. Da banca de defesa participaram além do orientador citado o membro do GT AION professor Filipe Jesuíno. No recente mês de dezembro de 2019 o professor José Clerton Martins qualificou o projeto de pesquisa para dissertação intitulado “Cosmogonias da empresa familiar: um estudo em Fortaleza-Ce”, de Raphaella Cardoso, da banca participam além do orientador o professor Filipe Jesuíno.
No Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da UFRRJ, membros do GT Aion participaram da defesa pública da dissertação do Bruno Correia Mota (Walter Boechat da AJB/IAAP) e da dissertação do Ricardo de Queirós Batista (Maria Claudia Vater da UFRJ). O Teste de Avaliação Tipológica – QUATÍ, construído pelo membro do GT Aion, José Jorge de Moraes Zacharias, é utilizado para desenvolver a dissertação do mestrando Marco Mendes, orientando do professor Nilton Sousa da Silva. Desenvolvendo estágio de pós-doutorado Jorge Luiz de Oliveira Braga, membro do GT Aion, é supervisionado pelo professor Nilton Sousa da Silva. O professor pesquisador Victor Amorim Rodrigues (ISPA / Portugal), membro do GT Aion, participa do PPGPSI da UFRRJ como Professor Visitante. O professor Nilton Sousa da Silva também orientou as dissertações das autoras: Renata dos Santos Reis Figueira (2018). “Psicologia Complexa e Orientação Educacional: Um resgate emocional, educacional e social de adolescentes em Seropédica”. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRRJ). Clara Diniz Rezende Ferreira (2018). “O desabrochar da personalidade na psicoterapia junguiana utilizando recursos expressivos e massagem Ayurvédica”. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRRJ).
Conrado Padula de Araújo Trindade Corrêa. C. G. JUNG e o Caçador das Sombras: Um diálogo entre ciência e espiritualidade. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nilton Sousa da Silva.
Na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), (1) Ana Luisa Teixeira de Menezes (orientadora). Defesa da tese de doutorado. Doutoranda Fátima Rosane Silveira Sousa. Título: A Lei N. 11.645/2008 e a experiência formativa de professores na escola - imagens alquímicas da história da cultura indígena. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), 11 de novembro de 2019. (2) Ana Luisa Teixeira de Menezes (banca examinadora). Apresentação do projeto de tese de doutorado. Doutoranda Luana Barth Gomes. Título: A escola Mbyá-Guarani e os processos de socialização e individuação dos novos membros da aldeia Anhetenguá: um estudo etnográfico. Universidade La Salle (UNILASALLE), 20 de dezembro de 2019.
PRODUÇÃO DE ARTIGOS:
BOECHAT, Walter Fonseca; MENEZES, A. L. T.; DUQUE, G. A. B. (2019). Colômbia, Brasil, América: a jornada do Guesa e a identidade latino-americana. Cadernos Junguianos, v. 15, p. 81-103.
BARREIROS, D. P.; VAINFAS, D. R. (2019). Clausewitz, Keegan e a evolução da guerra: caminhos entre a racionalidade e a etologia. OIKOS (RIO DE JANEIRO), v. 18, p. 87-102.
BARREIROS, Daniel. (2018), Warfare, Ethics, Ethology. Journal of Big History, v. 2, p. 19-36.
BARREIROS, Daniel. (2018). Guerra, Ética, Etologia. Journal of Big History, v. 2, p. 1-18.
MARTINS, J. C. O.; Felix, Marta Sorélia; Ferreira, K. P. M. (2019). A resistência na moda através do tempo: Movimento Punk e Slow Fashion. Revista D'obras (Online). V.1, p. 165-183.
MARTINS, J.C.O.; Maciel, Marcos Gonçalves; Saraiva, L.A.S; Vieira Jr, P. R.; Romera, L. A. (2019). Leisure and idleness in the discourses of Social Actors of a Government Physical Activity Program. Doi: 10.4025/Jphyseduc.V 30i1. 3036, V.1, P.1 - 11.
MORENO, Esteban Lopes; PETRONILHO HEIDELMANN, Stephany; CORREIA, Ana-Paula. (2018). Using Technology to Support Chemistry Teaching and Learning in the Context of Brazilian Distance Education. World Journal of Chemical Education, v. 6, p. 223-229.
MORENO, Esteban Lopez. (2018). As aventuras de um químico desempregado. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro), v. 18, p. 1.
RIBEIRO, R. Q. B.; SILVA, F. F. ; VALENTE, T. A. (2019). Os impactos da 4ª Revolução Industrial e da Educação 4.0 no Ensino Superior Militar. In: IX Encontro Pedagógico do Ensino Superior Militar: Resende, RJ. ANAIS do IX EPESM. Resende, RJ, v. 1.
SALIK, A. G. ; GELSON, Luis Roberto ; FELIZARDO, R. M. B. ; TOLEDO, R. B. ; BOECHAT, Walter Fonseca. (2018). Perspectiva Alquímico-Simbólica: um paradigma da psicologia analítica. Cadernos Junguianos, v. 14, p. 34-49.
PRODUÇÃO DE CAPÍTULOS DE LIVROS:
BARREIROS, D. P. (2018). Guerra, Ética e Etologia. In: José Luis Fiori. (Org.). Sobre a Guerra. 1ed. Petrópolis: Vozes, v. 1, p. 23-47.
BICHARA, M. R. R. ; SILVA, Nilton Sousa da. (2019). Religião, medicina e inquisição: Um ensaio sobre os conhecimentos que circulam nas tradições afro-brasileiras. In: Lana Fonseca. (Org.). Educação não formal em espaços religiosos: relações entre ciência, educação e religião. 1ed.Belo Horizonte: Venas Abiertas, 2019, v. 1, p. 19-44.
BOECHAT, Walter Fonseca. (2019). Experiências anômalas e o arquétipo psicóide. In: Anahy Fagundes Dias Fonseca, Gelson Luis Roberto. (Org.). As Experiências Anômalas. 1ed.Brasília: Self, 2019, v., p. 117-134.
BOECHAT, Walter Fonseca. (2019). Perspectivas. In: Joyce Werres. (Org.). Jung e os desafios contemporâneos. 1ed. Petrópolis: Vozes, 2019, v., p. 230-251.
BOECHAT, Walter Fonseca. (2018). Complexo cultural e brasilidade. In: Humbertho Oliveira. (Org.). Desvelando a alma brasileira. 1ed. Petrópolis: Vozes, v. 1, p. 68-87.
FUERSTENAU, A. F. & Menezes, A. L. T. (2019). A sabedoria Guarani e a psicologia complexa como contribuições à educação. In: Tettamanzy, A. L. L., Stumpf, B. O., Antunes, C. P., Aristimunha, C. P., Sousa, F. B. & Bergamaschi, M. A. O pensamento de Rodolfo Kusch: movimentos seminais na América Profunda. Porto Alegre: CirKula.
MENEZES, A. L. T. & Silveira, V. F. (2019). Indigenous Epistemologies and Visions of Poverty: Aesthetics and Spirituality as Resistance. In: Ximenes, V., Moura Jr., J., Cidade, E. & Nepomuceno, B. (Orgs.). Psychosocial Implications of Poverty. Springer International Publishing, 177-190.
MENEZES, A. L. T. (2019). Xamanismo, mito dos gêmeos e a criança: uma contribuição Guarani para a Psicologia. Núcleos de relações raciais: percursos, histórias e movimentos. Porto Alegre: CRP-RS, 1, 109-118.
MENEZES, A. L. T. (2019). Experiência anômala e o arquétipo do nome-alma Guarani: as experiências anômalas na perspectiva da psicologia complexa de C. G. Jung. Brasília: Print Impressões Inteligentes, 1, 102.
MENEZES, A. L. T. & RICHTER, S. R. S. (2018). Educação seminal das crianças Guarani: singularidade no mundo comum do Tekoá. In: Zoia, A., Odimar, J. P. & Peripolli, J. (Orgs.). Infâncias na diversidade latino-americana. Curitiba: Crv, 1, 121-140.
REIS, R. S. ; SILVA, Nilton Sousa da. (2019). Eu, Tu e Eles: O desfecho da história. In: Mírian Paura Sabrosa Zippin Grinspun; Renata dos Santos Reis. (Org.). Orientação Educacional e Psicologia Complexa: atitudes transdisciplinares diante da defasagem escolar. 1ed.Rio de Janeiro: Wak Editora, 2019, v. 1, p. 159-176.
REIS, R. S. ; SILVA, Nilton Sousa da. (2019). A dimensão política do orientador educacional e seu diálogo com a psicologia complexa. In: Mírian Paura Sabrosa Zippin Grinspun; Renata dos Santos Reis. (Org.). Orientação Educacional e Psicologia Complexa: atitudes transdisciplinares diante da defasagem escolar. 1ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2019, v. 1, p. 49-68.
SILVA, Nilton Sousa da; REIS, R. S.; OLIVEIRA, T. R. A.; ARRUDA, V. C. (2019). Grupo Terapêutico Temático (GT²): práticas da psicologia complexa no espaço escolar. In: Mírian Paura Sabrosa Zippin Grinspun; Renata dos Santos Reis. (Org.). Orientação Educacional e Psicologia Complexa: atitudes transdisciplinares diante da defasagem escolar. 1ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2019, v. 1, p. 69-86.
VECTORE, Celia; SOUZA, M. R. P.; PAVANIN, T. V.; SILVA, A. C. D. (2018). Ele foi orçado, mas não planejado: a infância na contemporaneidade. Revista Psicologia CES, v. 11, p. 37-52, 2018.
PRODUÇÃO DE LIVROS:
ZACHARIAS, José Jorge de Morais (2019). Exu, meu compadre: uma abordagem analítica. 1 ed. São Paulo: Sattva.
ZACHARIAS, José Jorge de Morais; PRADO JÚNIOR, S. A.; VIEIRA, M. T. (2019). Tear de Palavras: técnica de aprofundamento pessoal pelo uso de associações verbais. 1ª. ed. São Paulo, Vetor.
Observação: Em cada produção coletiva, os nomes dos membros do GT-AION sempre estão destacados em negrito.
(II.1) Orientações Doutorado:
● Ricardo de Queirós Batista Ribeiro. GUERRA DE INFORMAÇÃO & PSICOLOGIA COMPLEXA: noções de manipulação e alienação a partir da psicologia das massas. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Nilton Sousa da Silva. Banca Externa: João Bernardes da Rocha Filho (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS). Banca Externa: José Jorge de Morais Zacharias (Associação Junguiana do Brasil - AJB). Banca Externa: Maria Claudia da Silva Vater da Costa Fiori (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ)
(II.2) Orientações Mestrado:
● Renata Mota Barbosa. Narrativas de si: um estudo sobre o processo de criação em pintura à luz da psicologia junguiana. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: José Clerton de Oliveira Martins. Banca Externa: Filipe de Menezes Jesuíno (Centro Universitário UNIPITAGORAS – Fortaleza, CE)
● Lucas Ponte Bonfim. A música entre ócio e trabalho: um estudo com músicos profissionais de Fortaleza/CE. 2020. Dissertação (Mestrado em PPG de Psicologia - Mestrado/Doutorado) - Universidade de Fortaleza, FUNDAÇÃO CEARENSE DE AMPARO À PESQUISA. Orientador: José Clerton de Oliveira Martins. Banca Externa: Filipe de Menezes Jesuíno (Centro Universitário UNIPITAGORAS – Fortaleza, CE)
● Raphaela Paiva Cardoso. Cosmogonias na empresa familiar: um estudo etnográfico em Fortaleza-CE. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: José Clerton de Oliveira Martins. Banca Externa: Filipe de Menezes Jesuíno (Centro Universitário UNIPITAGORAS – Fortaleza, CE)
● José Osman de Menezes. ESPIRITUALIDADE E PSICOLOGIA JUNGUIANA: Uma leitura matemática sobre a intolerância religiosa no Brasil. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Nilton Sousa da Silva. Banca Externa: João Bernardes da Rocha Filho (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS)
● Marco Mendes Cavotti. EDUCAÇÃO SUPERIOR MILITAR & TIPOLOGIA PSICOLÓGICA JUNGUIANA: Um estudo sobre a escolha da especialização com cadetes do Exército Brasileiro. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Nilton Sousa da Silva. Banca Externa: José Jorge de Morais Zacharias (Associação Junguiana do Brasil - AJB)
● Laís Mendes de Souza Vieira Sales. CRONOS E SUAS FILHAS: Uma leitura do fenômeno TAG à luz da psicologia complexa. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nilton Sousa da Silva. Banca Externa: Sonia Maria Bufarah Tommasi (Universidade da Paz – UNIPAZ, Goiás)
● Fernanda Corrêa de Paula. DESCONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DA NEGRITUDE FEMININA, NO TERRITÓRIO AMERICANO: Uma leitura psicossocial e analítica do processo de individuação em mulheres negras. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nilton Sousa da Silva. Banca Externa: Sonia Maria Bufarah Tommasi (Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ, Goiás)
● Carine Josiéle Wendland. Poética Intercultural na Educação: modos de estar-sendo indígena e fazendo ser. Banca Qualificação Projeto Dissertação. Orientação: Profª. Drª. Ana Luisa Teixeira de Menezes. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Banca Externa: Dr. Walter Fonseca Boechat (Associação Junguiana do Brasil – AJB e Instituto Junguiano do Rio de Janeiro - IJRJ).
(III.1) Publicação Coletiva de Artigos:
● MENEZES, Ana Luisa Teixeira; BOECHAT, Walter Fonseca. Perspectivism and shamanism in the Jungian clinic: the jaguar as an archetypal image of the Latin American cultural unconscious. Journal of Analytical Psychology, 2022.
(III.2) Publicação ou Organização Coletiva de Livros:
● A menina e a onça: vozes ancestrais indígenas. Autora: Ana Luisa Teixeira de Menezes. Apresentação: Walter Fonseca Boechat. Florianópolis: Frida Editora, 2020. ISBN: 978-650008-74-6-8
● Morte e Renascimento da Ancestralidade Indígena na Alma Brasileira. (Org.) Humbertho Oliveira. Petrópolis: Vozes, 2020. Com autores do GT-AION: Ana Luisa Teixeira de Menezes, José Jorge de Morais Zacharias e Walter Fonseca Boechat.
● Atravessamentos junguianos: diálogos entre psicologia, artes e individuação. Organização: Celia Vectore e Simone Rodrigues. Editora Vincere Solaris, 2022. ISBN 978-65-997291-2-6. Prefácio: Nilton Sousa da Silva; autores do GT-AION: Celia Vectore, José de Morais Zacharias.
● Aprendizagens interculturais e produção de sentidos na educação e na psicologia. Ana Luisa Teixeira de Menezes, Maria Aparecida Bergamaschi, Fátima Rosane Silveira Souza, organizadoras; autores do GT-AION: Ana Luisa Teixeira de Menezes e Nilton Sousa da Silva. Porto Alegre: Editora CirKula, 2021. ISBN 978-65-893123-25-3
● Interdisciplinaridades da Pesquisa em Psicologia Junguiana no Brasil. Ana Luisa Teixeira de Menezes, Nilton Sousa da Silva (organizador) e Sonia Maria Bufarah Tommasi (organizadoras); autores do GT-AION: Ana Luisa Teixeira de Menezes, Cacio José Ferreira, Cláudia Elizabete da Costa Moraes Mondini, Filipe de Menezes Jesuino, José Clerton de Oliveira Martins, José Jorge de Morais Zacharias, Nilton Sousa da Silva, Soraya Cristina Dias Ferreira, Tione Echkardt Vieira de Carvalho, e Walter Fonseca Boechat. Porto Alegre: Editora CirKula, no prelo.
(IV.1) Organização Coletiva de Eventos:
● I Encontro do GT-AION/ANPEPP: Interdisciplinaridades da Pesquisa em Psicologia Analítica no Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Participantes do GT-AION entre outros convidados: Ana Luisa Teixeira de Menezes (UNISC); Bruno Correia da Mota (UB, São Paulo, SP); Cláudia Elizabete da Costa Moraes Mondini (UFMS); José Clerton de Oliveira Martins (UNIFOR); José Jorge de Morais Zacharias (AJB); Nilton Sousa da Silva (UFRRJ); Sonia Maria Bufarah Tommasi (UNIPAZ, Goiás), e Walter Fonseca Boechat (AJB). Link do I Encontro: https://r1.ufrrj.br/seminariopsi/gt-aion/2021
● XII Encontro KAIRÓS da UFRuralRJ: Momento Junguiano na Contemporaneidade (Entre outros convidados, do GT-AION participaram do evento: Jorge de Morais Zacharias, Nilton Sousa da Silva, Ricardo de Queirós Batista Ribeiro, Sonia Maria Bufarah Tommasi, Victor José da Conceição Teixeira Amorim Rodrigues, e Walter Fonseca Boechat). Evento ano 2020, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=LRUSa1sekP0
● XIII Encontro KAIRÓS da UFRuralRJ: Espiritualidade, Filosofia & Covid-19 (Entre outros convidados, do GT-AION participaram do evento: Claudia Elizabete da Costa Moraes Mondini, Nilton Sousa da Silva, Ricardo de Queirós Batista Ribeiro e Tione Echkardt Vieira de Carvalho. Evento ano 2021, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=K-2bcjbtO8g
● Diversidade & Complexidade na Contemporaneidade. Diálogos Analíticos. Produção e realização: Escola de Pós-graduação Vincere Solaris, em 31 de janeiro de 2021, Uberlândia – MG. Participantes do GT-AION: Celia Vectore, Jorge de Morais Zacharias e Nilton Sousa da Silva. Evento disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=i2WtnrNRgYM&list=PLANfQUV-fHPmPU6zNnKhTbe-O1IEeHhsp
EXPECTATIVA DO GT-AION/ANPEPP EDIÇÃO 2022-2023
A Agenda do GT-AION para o biênio ANPEPP 2022-2023 almeja reforçar a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão universitária, em diálogo com o campo epistemológico teórico e prático da vida e obra de Carl Gustav Jung, e a reverberação da sua proposta psicológica aqui no Brasil. Por exemplo, nos anos 1920 e 1925, Carl Gustav Jung, esteve na África para segundo ele: “Ver o reflexo do homem branco europeu, nos olhos do homem negro africano”, e Jung reconhece o impacto da África sobre a sua obra psicológica. O Brasil é o segundo país, fora da África, com o maior número de pessoas negras (pretas e pardas) na população, o primeiro país é a Nigéria. E, aqui, no Brasil, o espaço geográfico da sua população autóctone até hoje, em pleno primeiro quarto do século XXI, constantemente, é ameaçado de várias formas de pilhagem. Neste sentido, estes dois fatos históricos, embora ignorados por alguns intelectuais brasileiros, merecem ser considerados e trabalhados nas Universidades brasileiras. Isto feito, para além de aumentar a interação regional e nacional dos membros do GT-AION, também, buscar fortalecer a autoestima da população em cada região do Brasil. Assim, as bancas de qualificação e defesa pública dos respectivos produtos acadêmicos: dissertação de mestrado e tese de doutorado, do mesmo modo os eventos de extensão universitária, estarão preocupados em estimular e apoiar a missão social do GT-AION.
Organizar o “II Encontro GT-AION: Interdisciplinaridades da Pesquisa em Psicologia Analítica do Brasil (60 Anos da Profissão Psicologia: pioneiros da Psicologia Junguiana; ecos nas práticas de Políticas Públicas: Saúde, Educação e Cidadania, e uma junguiana vanguarda no campo da Neurociência).” Para ilustrar pioneiros, a vida e obra da doutora Nise da Silveira (1905-1999) deverá ser utilizada, assim como, a vida e obra do embaixador José Osvaldo de Meira Penna (1917-2017). Sobre práticas de Políticas Públicas, atualmente, a própria diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, amplia, revela e ratifica políticas de pioneiros da psicologia analítica aqui no Brasil. Por exemplo, o livro “Mania de Liberdade: Nise da Silveira e a humanização da saúde mental no Brasil”, Editora Fiocruz e autoria Felipe Magaldi, é um produto do Prêmio Capes de Tese 2019. No campo neurocientífico, existe o advento de renomados autores brasileiros reconhecendo a potencialidade da obra de Carl Gustav Jung, na publicação dos livros: “O Verdadeiro Criador de Tudo: como o cérebro esculpiu o universo como nós o conhecemos”, Editora Crítica e autoria Miguel Nicolelis; “O Oráculo da Noite: a História e a Ciência do sonho”, Editora Companhia das Letras e autoria Sidarta Ribeiro. E, no campo internacional é possível encontrar analogias com a “homeostase psíquica” presente na obra junguiana, nos capítulos do livro: “O que é a Vida: compreendendo a Biologia em cinco passos”, do Prêmio Nobel 2001, Paul Nurse, categoria Fisiologia ou Medicina, publicado pela Editora Intrínseca. Aqui, é interessante ressaltar que o próprio Carl Gustav Jung desenvolveu junto com o físico, Wolfgang Pauli (1900-1958), Prêmio Nobel de Física em 1945, considerações sobre o conceito de “sincronicidade” psíquica.
Também consta da agenda 2022-2023 do GT-AION, promover reuniões e supervisões científicas entre os docentes pesquisadores e seus orientandos, sendo esta reunião/supervisão temática um produto do catálogo da Agenda Interna (AI), que deverá ser divulgado no Portal AION, e realizado mensalmente entre uma das cinco regiões do Brasil; para assim, os membros do GT-AION acompanharem um ou mais de um trabalho realizado em outro Programa de Pós-graduação, de algum modo, conectado aos docentes pesquisadores do GT-AION/ANPEPP; para a partir deste evento interno, do GT, acumular conhecimento e o transformar em publicações coletivas ou alimentar um arquivo com dados sobre a produção regional do próprio GT-AION.
Com tal propósito em mente, os membros do GT-AION devem fortalecer a relevância dos seguintes objetivos: (a) Investir na potencialidade da psicologia analítica para retomar e ressignificar narrativas heroicas, que integram jornadas presentes na cultura brasileira. (b) Promover inserções sociais com atividades de pesquisas científicas e/ou extensão universitária, na área da saúde, educação e cultura, em prol da cidadania regional ou nacional. (c) Organizar de forma cooperativa em âmbito nacional, eventos e produtos frutos de investigação conjunta (artigos, livros e/ou capítulos de livro). (d) Promover o aprofundamento da Psicologia Analítica a partir da elaboração interinstitucional de uma Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia Analítica. (e) Verificar conjuntamente com os integrantes do GT AION, alocados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, a demanda para transformar o tópico (d) em Mestrado Interinstitucional em Psicologia Analítica.
Participantes do GT-AION Edição ANPEPP 2022-2023:
Profª. Drª. Ana Luisa Teixeira de Menezes (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC); Prof. Dr. Cacio José Ferreira (Universidade Federal do Amazonas – UFAM); Profª. Drª. Celia Vectore (Universidade Federal de Uberlândia - UFU); Profª. Msª. e doutoranda do PPGPSI-UFRRJ, Cláudia Elizabete da Costa Moraes Mondini (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS); Doutoranda Daise Rosas da Natividade (Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ); Prof. Dr. Filipe de Menezes Jesuino (Centro Universitário UNIPITAGORAS – Fortaleza, CE); Prof. Dr. Jefferson Olivatto da Silva (Universidade Estadual de Londrina – UEL); Prof. Dr. João Bernardes da Rocha Filho (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS); Prof. Dr. José Clerton de Oliveira Martins (Universidade de Fortaleza – UNIFOR); Prof. Dr. José Jorge de Morais Zacharias (Associação Junguiana do Brasil - AJB); Doutorando Marcelo Raphael Rocha Bichara (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ); Profª. Drª. Maria Claudia da Silva Vater da Costa Fiori (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ); Prof. Dr. Nilton Sousa da Silva (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ); Prof. Dr. Ricardo de Queirós Batista Ribeiro (Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN); Profª. Drª. Sonia Maria Bufarah Tommasi (Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ, Goiás); Drª. Soraya Cristina Dias Ferreira (Pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG); Drª. Suely Conceição Alves da Silva (Pesquisadora do PPGBios da Universidade Federal de do Rio de Janeiro - UFRJ); Doutorando Tione Echkardt Vieira de Carvalho (Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ); Prof. Dr. Victor José da Conceição Teixeira Amorim Rodrigues (ISPA- Instituto Universitário, Lisboa – Portuga), e Prof. Dr. Walter Fonseca Boechat (Associação Junguiana do Brasil – AJB e Instituto Junguiano do Rio de janeiro - IJRJ)
Nome | Filiação institucional | ||
Nilton Sousa da Silva (Coordenador) | |||
José Clerton de Oliveira Martins (Vice-coordenador) | |||
Ana Luisa Teixeira de Menezes (Membro) | |||
Cacio José Ferreira (Membro) | |||
Celia Vectore (Membro) | |||
Cláudia Elizabete da Costa Moraes Mondini (Membro) | |||
Daise Rosas da Natividade (Membro) | |||
Filipe de Menezes Jesuino (Membro) | |||
Jefferson Olivatto da Silva (Membro) | |||
João Bernardes da Rocha Filho (Membro) | |||
José Jorge de Morais Zacharias (Membro) | |||
Marcelo Raphael Rocha Bichara (Membro) | |||
Maria Claudia da Silva Vater da Costa Fiori (Membro) | |||
Ricardo de Queirós Batista Ribeiro (Membro) | |||
Sonia Maria Bufarah Tommasi (Membro) | |||
Soraya Cristina Dias Ferreira (Membro) | |||
Suely Conceicao Alves da Silva (Membro) | |||
Tione Echkardt Vieira de Carvalho (Membro) | |||
Victor José da Conceição Teixeira Amorim Rodrigues (Membro) | |||
Walter Fonseca Boechat (Membro) | |||
Escreva aqui o seu email para receber as novidades de nosso blog