Cadernos Junguianos nº 11 e Book Kindle - clique na imagem

LIVE - APROXIMAÇÕES ENTRE EDITH STEIN E CARL GUSTAV JUNG. 18 de maio às 20h | Disponível no nosso perfil do Instagram @avidadeedithstein. Apoio Livraria do Psicólogo/BH


 Convidamos para participarem da live desta semana. Dra. Magna Rocha e Ms. Cecília Parise me recebem como convida. 

Ativem o lembrete no perfil do Instagram @avidadeedithstein

"A fenomenologia husserliana escolhida por Edith Stein como método de pesquisa que dá vida aos seus escritos e a fenomenologia empírica elaborada por Jung na construção de sua Psicologia Analítica Junguiana e/ou Complexa foram as concepções de humano escolhidas. Ambas, em análises que às vezes bebem de mesmas fontes bibliográficas se abrem por caminhos diferentes, apesar de os autores estarem movidos pelo mesmo sentido, que também mobilizou o objetivo geral de nossa pesquisa: o entendimento do desenvolvimento da alma espiritual até o centro mais profundo. Demonstramos que o curso dessa investigação leva os pesquisados aos seus conceitos centrais: alma da alma por Edith Stein, e totalidade psíquica por Jung".  (FERREIRA, Soraya. Tese Doutoral. p. 340).

ESTUDOS INTEGRADORES DA PESSOA HUMANA 

edithstein.com.br


OBJETIVOS

O primeiro objetivo deste site é apresentar o pensamento de Edith Stein tal como está sendo estudado e aplicado pelas ciências que tratam do ser humano, especialmente a psicologia, a filosofia, a pedagogia, iluminadas pelo estudo da experiência religiosa. Com um caráter interdisciplinar, esta iniciativa visa proporcionar a integração dos diferentes grupos de estudos sobre Edith Stein, apresentando a riqueza e fecundidade do seu pensamento, especialmente na realidade brasileira.

Visa também ajudar estudantes e pessoas interessadas em Edith Stein a se encontrarem e saberem os temas que estão sendo estudados em diferentes locais do País. A obra de Edith Stein possibilita estudos interdisciplinares sem cair em um sincretismo. 

Nela temos um exemplo de dinamismo e diálogo de reciprocidade, onde a autonomia de cada campo de pesquisa é respeitada, promovendo uma visão mais íntegra e integrada da pessoa humana. Esse diálogo é possível quando as ciências se voltam para uma busca sincera da verdade, especialmente daquilo que dá sentido à vida humana.

Postagens mais visitadas